23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCentro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios funciona normalmente neste feriadão

Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios funciona normalmente neste feriadão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Quem estiver com sintomas de gripe pode procurar o CT

Este sábado (09) marca o início do feriado prolongado para muitos brusquenses, mas para aqueles que estão com sintomas de gripe, o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios está funcionando normalmente, das 08h às 14h, na Arena Brusque. Na manhã deste sábado o CT já havia realizado mais de 60 atendimentos.

Uma das enfermeiras responsáveis pelo atendimento, Renata Costa, falou sobre o atendimento à população neste sábado.”Hoje já recebemos 69 pessoas e a expectativa para este feriado é que não tenhamos um grande fluxo, geralmente o grande número de pessoas que procuram o CT é no início de semana. Nós não estamos fechando nenhum final de semana, estamos assim desde o mês de setembro, todos os dias das 8h às 14h, sem fechar para o almoço e de segunda a segunda,” disse.

População deve fazer os testes que são agendados
A enfermeira destacou que um dos problemas enfrentados é que muitos testes que estão sendo agendados não estão sendo realizados, já que muitas pessoas não voltam para fazê-los, tendo em vista que os agendamentos são feitos a partir de 3 dias após os primeiros sintomas.

Costa explicou sobre a situação. “Do dia 15 de setembro para cá, faltaram em torno de 121 pessoas para realizar os exames. Elas vêm, passam em consulta médica, tem o teste agendado, já que tem que ter três dias de sintomas para podermos fazer um teste fidedigno, só que depois elas não comparecem, não vêm coletar,” explica.

Renata destaca que para melhorarmos é preciso um trabalho conjunto . “Tem que ter mais responsabilidade da parte da população: veio, está com sintomas, o teste foi agendado, venha fazer. Muitas dessas pessoas têm um idoso em casa, um hipertenso ou diabético que pode ter melhorado um pouco mas pode ter passado o vírus para quem tem comorbidade. É muito importante que a pessoa tenha um pouco mais de responsabilidade e comprometimento, que venha fazer o teste quando agendado,” salienta.

Orientações
Em caso de sintomas de gripe, procurar imediatamente o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, que atende sete dias da semana, das 08h às 14h, na Arena Brusque. Nos outros horários, o atendimento ocorre nos hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que mantêm plantão pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (47) 98848-1054.

Publicidade
WhatsApp chat