Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

Publicidade
Utilidade pública

A carteira de identidade em Santa Catarina passa adotar um novo modelo a partir do dia 8 novembro. O número do RG será o mesmo do CPF. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

No Brasil, cada unidade da federação pode emitir o número de sua identidade, isso significa que uma pessoa pode ter 27 números diferentes de RG.

Com a unificação do RG com o número do CPF, especialistas acreditam que fica mais fácil evitar fraudes.

Isto porque a tecnologia une a biometria, que é única, com um número de identificação nacional, que no caso seria o CPF. O perito geral do Instituto Geral de Perícias catarinense, Giovani Eduardo Adrianoafirma que o documento será mais confiável.

A técnica pioneira no Brasil, começou a ganhar forma a partir de 2019, quando um convênio permitiu acesso ao banco de dados da Receita Federal e a Receita acesso ao banco de dados do estado de Santa Catarina. Outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul também caminham para adotar um único número de identificação. Por Rádio Agência Nacional.

Para adequar sistema ao novo RG, agendamento no site do IGP será bloqueado de 25 a 29 de outubro (Governo do Estado)

 Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) informa aos cidadãos que de 25 a 29 de outubro o agendamento de horários no site para atendimento presencial estará bloqueado. Isso porque não haverá atendimento presencial na semana do lançamento da nova identidade de número único para RG e CPF, marcado para o dia 3 de novembro. A mudança e os respectivos testes de garantia de êxito na implementação ocorrerão entre os dias 1º e 5 de novembro, por isso, nesse período os postos de identificação em todo o estado estarão fechados para a reprogramação dos sistemas atualmente em uso.

O diretor de Identificação, perito criminal Fernando Souza, explica que a suspensão no atendimento é necessária para capacitação das equipes na emissão do documento com a nova rotina, além de ser crucial para o encerramento da fila de produção dos últimos documentos com o formato atual e, por fim, para a efetiva virada de chave do sistema. Os postos de atendimento só estarão disponíveis para os cidadãos que necessitem buscar seu documento de identidade.

“A data do lançamento do novo RG com número único foi escolhida para tentar minimizar os impactos da suspensão dos atendimentos sobre os cidadãos, já que teremos uma semana curta por conta do ponto facultativo do dia 1º de novembro e do feriado no dia 2. Dessa forma, para realizar a transição do sistema atual para a plataforma do novo RG será necessário bloquear apenas os agendamentos para atendimento presencial nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Quem entrar no site no período de 25 a 29 de outubro para agendar horário de atendimento não vai conseguir”, conclui.

A partir do dia1º de novembro o sistema de agendamentos no site do IGP já estará liberado ao público. Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade em Santa Catarina retornarão ao normal a partir do dia 8 de novembro e, a partir desta data, todos os documentos de identificação emitidos em Santa Catarina passarão a ter o número do CPF como chave única.

Publicidade
Últimas notícias

Solenidade de Premiação do 7º Concurso do Conselho de Segurança 2021 ocorreu nesta quarta-feira, 8

O Conselho de Segurança (Conseg) promoveu na manhã desta quarta-feira (8), a cerimônia de premiação do concurso de redação...
Publicidade
WhatsApp chat