29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasEducaçãoDiretores e Coordenadores da Secretaria de Educação participam de Formação Continuada

Diretores e Coordenadores da Secretaria de Educação participam de Formação Continuada

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Diretores e Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Brusque participaram, na última quinta e sexta-feiras, dias 28 e 29 de outubro, de uma Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SEME).

A ação aconteceu na Unifebe e, para atender ao protocolo de segurança, foi dividida em quatro momentos, com diretores e coordenadores organizados em polos para respeitar o distanciamento.

Na pauta dos encontros, foi trabalhada a temática da Carta de Intenções, instrumento de registro escrito que indica possibilidades e desejos, permitindo que os percursos se modifiquem à medida que aconteçam as experiências cotidianas.

De acordo com a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh, antes, o planejamento anual era um documento burocrático, escrito pelo professor antes de conhecer as crianças, seguindo um padrão. “Com a Carta de Intenções, passa a ser um documento autoral. O professor também é protagonista, sem modelo pra seguir, que não se repete ano após ano”, esclarece.

Para a diretora do CMEI Clara Maria Furtado, professora Geisa Carla Gripa, a formação foi além de compartilhar conhecimento. “Foi uma manhã de muito aprendizado e o mais importante, de motivar nossas ações”, revela. Para ela, a Secretaria de Educação gera oportunidades de conhecer e transformar as práticas pedagógicas. “A SEME nos proporciona esses momentos para transformarmos as ações em nosso ambiente de trabalho, com nossa equipe”, finaliza.

Socialização

Durante a formação continuada da última semana, também foi possível socializar o conhecimento adquirido na visita feita pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação à rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no mês de setembro deste ano. Na oportunidade, elas puderam conhecer espaços e materiais organizados de forma convidativa e os cuidados com a disposição dos móveis para que possibilitem ampliar as investigações em cada espaço.

Capacitação Permanente

Dentro do processo de atualização permanente de conhecimentos e constante capacitação de seu quadro de colaboradores, a Secretaria de Educação tem programada para esta quinta-feira (04), mais uma formação continuada. “Trata-se do encontro presencial com o professor Dr. Cristiano Alcântara. Vai trabalhar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) como materialização de nossas intencionalidades”, acrescenta Ivanete Lago Groh.

Segundo ela, coordenadores e diretores da SME estão fazendo formação on-line com este professor desde março, e agora ele vem à cidade para um encontro presencial, na Igreja Evangélica Calvário, a partir das 09 horas.

Cristiano Alcântara é Pós-doutorando e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Pedagogia e em Letras. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente (GCOL). Coordenador pedagógico e, atualmente, diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Professor na Faculdade do Educador e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte.

Publicidade
WhatsApp chat