Censo de 2022 está confirmado e edital deve sair no começo do próximo ano

Processo seletivo deve gerar em Brusque cerca de 120 vagas temporárias de trabalho

Publicidade
Utilidade pública

Está confirmada a realização do processo seletivo em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar mais de 209 mil pessoas em todo o país para o Censo de 2022. Apenas em Brusque, o número de contratados deve ser de aproximadamente 120 profissionais. Isto porque o Ministério da Economia autorizou o IBGE a proceder a contratação temporária de pessoal. A Fundação Getúlio Vargas é a empresa definida para organizar o certame. A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (3).

Os profissionais selecionados terão contratos de até um ano, com possibilidade de prorrogação, caso seja necessário. A remuneração ainda será definida pelo IBGE, que tem seis meses, contados a partir do dia 3, para publicar o edital de abertura do processo seletivo simplificado.

De acordo com o Coordenador Censitário da Subárea do IBGE em Brusque, Gustavo Lincoln Gonçalves, em Brusque, o processo seletivo deve gerar em torno de 120 vagas, distribuídas nos cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente municipal servidor.

“Os interessados em participar da seleção devem acompanhar os canais oficiais do IBGE e da FGV, pois nestes locais serão lançados todos os comunicados e editais relacionados”, reforça Gustavo Lincoln. Ele estima que o edital com todas as informações e cronograma do concurso deva ser lançado no começo do próximo ano.

Devolução das taxas de inscrição de 2020 e 2021

O coordenador do IBGE em Brusque informa, ainda, que está aberto desde a última sexta-feira (3), o prazo para as pessoas que se inscreveram no processo seletivo do Censo 2021, que foi cancelado em outubro, solicitarem a devolução do pagamento da taxa de inscrição.

O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE (www.ibge.gov.br/devolucao-de-taxa.html), e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no PSS do Censo 2020.

O depósito só será realizado em conta corrente em nome e CPF do candidato. Não será feito depósito em conta poupança, conta salário, conta conjunta ou contas de terceiros. O CPF também deve estar em situação regular junto à Receita Federal.

Cabe ressaltar que as inscrições para os processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para o novo PSS do Censo 2022.

O que é

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Publicidade
Últimas notícias

Covid-19: Confira o boletim epidemiológico desta quarta-feira (26)

575 novos casos da doença foram registrados em Brusque nas últimas 24h Brusque registrou 575 novos casos de Covid-19 nas...
Publicidade
WhatsApp chat