21.8 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioAgendaEventoApae de Brusque apresenta espetáculo “Brincar de Viver”, neste sábado 18

Apae de Brusque apresenta espetáculo “Brincar de Viver”, neste sábado 18

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No sábado, 18 de dezembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque promove três apresentações do espetáculo “Brincar de Viver”. O projeto foi desenvolvido por alunos, professores e alguns familiares, e convida o público a embarcar em uma grande aventura que mistura valores como: solidariedade, empatia, alegria, brincadeiras e imaginação, tão presentes neste período de encerramento de ano e de proximidade com o Natal.

Além de ser uma forma de agradecimento à comunidade de Brusque, por todo o apoio dado ao longo do ano, o evento também encerra as atividades de 2021 da entidade. “A Apae de Brusque recebe muitas contribuições e este espetáculo é uma forma de retribuir, doando o amor dos nossos alunos, a alegria e criatividade deles, demonstrando a potencialidade de cada um, e o sentimento de solidariedade. Todo o projeto se baseou neste objetivo: em fazer com que as pessoas se sintam bem ao assistir as apresentações, como nós nos sentimos trabalhando aqui na Apae”, ressalta o professor da instituição e um dos idealizadores do projeto, Marcelo da Silva Gomes.

Como prestigiar

O espetáculo cultural acontece no pátio da instituição, às 18h30, 19h15 e 20h, onde serão realizadas três apresentações teatrais, com 25 minutos de duração cada, e intervalos entre as mesmas. O evento será apresentado no formato drive-in, ou seja, o público irá acompanhar as apresentações dentro de seus veículos.
Desta forma, para garantir uma melhor organização e evitar aglomerações de veículos, o público interessado deverá entrar em contato com a Apae de Brusque, através do whats app: (47) 9 99786-2374 para reservar um dos horários das apresentações, já que o espaço será limitado a dez veículos por vez.
Além disso, a solicitação da entidade é para que o público possa fazer a doação de 1kg de alimento não perecível, que posteriormente será destinado para famílias mais carentes, de alunos da instituição. “Fica o convite a todos para participar, já que esta é mais uma oportunidade para ver em cena os nossos alunos, as suas potencialidades e prazer em se envolverem em atividades assim, e o quanto eles podem estar inclusos nos espaços e em atividades que eles querem realizar”, ressalta a diretora executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto.

Projeto

O evento é o resultado de um projeto que há dois meses vem sendo desenvolvido pela instituição, em diversas etapas, e que contou com a colaboração de professores, alunos e familiares, de forma coletiva e integrada, em todos os processos de produção: desde a confecção dos figurinos até todo o cenário e elementos cenográficos.
A iniciativa surgiu a partir da reflexão sobre o período de pandemia, onde as pessoas precisam olhar mais para si, cuidar mais de si e, assim, ao mesmo tempo, pensar e cuidar do próximo, de forma coletiva. Assim, o espetáculo retrata a história de dois meninos onde, enquanto um deles brinca com uma garrafa de plástico e imagina que a mesma é um foguete, o outro personagem vê o objeto apenas como uma garrafa e questiona a funcionalidade do mesmo. Ao brincarem juntos, eles embarcam em uma grande aventura imaginária, despertando a criatividade de cada um e compartilhando momentos de alegria: desde uma viagem no espaço até em uma floresta encantada.

Estímulos e potencialidades

De acordo com a orientadora pedagógica da Apae de Brusque, Anelyn Pinheiro, a execução do projeto teve o intuito de envolver toda a equipe pedagógica e os alunos do Instituto Santa Inês (ISI) e do Centro de Convivência Ruth de Sá (Cecon). Desta forma, o projeto foi desenvolvido em diversas etapas, com metas e objetivos em comum. Além disso, todo o processo produtivo também envolveu a criatividade e diversos estímulos nos alunos. “O nosso grande desafio tem sido mostrar o que os nossos alunos fazem, o que eles podem fazer e de que forma eles se sentem motivados. E esse projeto culminou muito nessa divisão, dentro das potencialidades de cada um, e no prazer deles em aprender e fazer. Além disso, muitas vezes, dentro de uma atividade foram desenvolvidas diversas habilidades com esses alunos, trabalhando a atenção, a coordenação motora, a concentração, entre outras questões. Sem falar na possibilidade de mostrar todo esse trabalho ao público, que poderá ver todo o potencial e talento dos nossos alunos”, explica a coordenadora.

Assim, o público poderá conferir de perto não só as apresentações artísticas dos alunos da entidade, mas também a evolução e o desenvolvimento de cada um no processo artístico e produtivo. “Houve um crescimento nas habilidades dos alunos, nos detalhes e acabamentos, na própria sensibilidade artística e permanência no processo criativo. Assim, vimos o quanto a arte está para todos, na qualidade dos trabalhos que foram feitos aqui. Será um evento incrível e convidamos toda a comunidade de Brusque para prestigiar”, enalteceu também o artista visual e arte educador da Apae, Evailson Inomata, o “Vavá”.

Assim, as expectativas da Apae de Brusque são de que o público e a comunidade possam acompanhar o evento e, de perto, ver as habilidades e a evolução dos alunos. “Que, através da arte de cada um, as pessoas vejam nesse projeto toda a sensibilidade dos nossos alunos e dos colaboradores, e que possam sentir que a arte transforma o mundo”, reforça Vavá.

Aos participantes do evento também será distribuído um brinde especial e surpresa.

SERVIÇO
Espetáculo cultural “Brincar de Viver”
-Sábado, 18 de dezembro
-Às 18h30, 19h15 e 20h
-No pátio da Apae de Brusque – formato drive-in
-Entrada: doação de 1kg de alimento não perecível que será doado para famílias carentes.
-É necessário reservar um dos horários das apresentações através do Whats App (47) 9 99786-2374.

Publicidade
WhatsApp chat