Colégio Cônsul esteve em conferência presencial da ONU em Harvard

A missão do Projeto ONU, desenvolvido no Colégio Cônsul, é contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do Modelo das Nações Unidas

Publicidade
Utilidade pública

Em maio de 2021, estudantes do Colégio Cônsul Carlos Renaux participavam dos primeiros encontros do Projeto ONU. Início de uma caminhada exigente, mas extraordinária e emocionante. Desde então, já possuem no currículo simulações virtuais e presenciais espalhadas por quatro países e também quatro premiações importantes: FAMUN (Campinas, Brasil), WIMUN (Genebra, Suíça), DSTMUN (Thessaloniki, Grécia), HMUN (Boston, EUA) e NHSMUN (Nova Iorque, EUA).

A mais recente foi a HARVARD MUN, simulação presencial que durou quatro dias, entre 8 e 10 horas de intensas negociações a cada dia do evento. Além da participação ativa e rigorosa nas simulações, nos demais dias da estadia em Boston, puderam visitar os diversos campus da universidade de Harvard e também do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e museus.

Os estudantes selecionados para o Projeto ONU atendem uma rotina frequente de estudos sobre geopolítica, relações internacionais, história, diplomacia e são motivados a realizarem suas pesquisas, bem como suas discussões, em Língua Inglesa. Segundo os professores Reynaldo Coimbra e Karline Beber, os alunos transformam seus olhares perante o mundo, compreendendo a dinâmica política, humana, histórica do mundo com mais profundidade e cuidado. As narrativas destes alunos progridem, evoluem no campo pessoal, comportamental e é possível ver o ganho nos estudos.

Os professores salientam que a experiência de viver essas simulações dá ao aluno a certificação que comprova sua competência e habilidade em discutir grandes e complexos temas na sua língua e na língua inglesa. Os estudantes legitimam o conhecimento sobre as regras e a dinâmica de uma vida diplomática. Eles aprendem a “DISCUTIR O MUNDO, COM O MUNDO, PELO MUNDO, PARA O MUNDO”, agora o lema do grupo.

Neste momento, os estudantes seguem sua rotina de estudos, em preparação para as próximas simulações que acontecerão em 2022. A missão do Projeto ONU, desenvolvido no Colégio Cônsul, é contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do Modelo das Nações Unidas. A partir do envolvimento, da participação e do debate, busca-se ampliar as vozes dos jovens para promover um mundo pacífico, justo e sustentável.

Publicidade
Últimas notícias

Hospital Azambuja alerta nova modalidade de golpe em nome da instituição

O Hospital Azambuja alerta a população de Brusque e região para novas tentativas de golpes, utilizando o nome da...
Publicidade
WhatsApp chat