17.3 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasGeralRosemari Glatz lança livro que narra a vida de Cônsul Carlos Renaux

Rosemari Glatz lança livro que narra a vida de Cônsul Carlos Renaux

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O livro “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux”, escrito por Rosemari Glatz, foi lançado noite desta quinta-feira, 11, na Unifebe.

A obra é narrada em primeira pessoa. Rosemari dá voz ao Cônsul, que ecoa memórias, entre de fatos biográficos inéditos e que permeiam o contexto histórico da cidade de Brusque, em meio ao cenário imaginado, ficcional, construído pela autora para percorrer uma linha temporal que completa 160 anos, desde o nascimento em 1862 e morte 1945, de Karl Christian Renaux.

A capa ostenta a estátua do Cônsul, a icônica imagem de Karl, vista pela vida brusquense todos os dias, na avenida central que leva o nome do baluarte.

Foram cinco anos de pesquisa e uma aproximação carinhosa com descendentes do Cônsul. Na noite da cerimônia de lançamento, o último neto Karl esteve presente.

Rosemari destaca que a projeção da obra mostra além da figura do grande industrial e até mesmo do portentoso título de Cônsul. A chegada de Karl no Brasil seu deu nos seus 20 anos, dando início a uma caminhada de conquistas.

“É um homem que vale à pena se dedicar ao estudo e leitura, deixou uma caminhada que pode se reproduzir, que chegou ao Brasil com apenas 20 anos e que alcançou uma projeção não só industrial, grande político e que atualmente nós temos como referência diariamente na nossa cidade”, frisou.

Noite de lançamento do livro escrito por Rosemari Glatz, na Unifebe (Foto: Diplomata FM)

Rosimari destaca a parceria com a Unifebe, historiadores locais, junto ao arquivo histórico da indústria têxtil catarinense, documentos de família, oito anos de pesquisa sobre a imigração Alemã e cinco anos de estudo da vida do Cônsul. Até mesmo para a pesquisadora de larga experiência, como Rosemari, a busca por informações, que estão reunidas na obra, traz à tona a vida sócio-política Karl Christian Renaux.

“São fontes primárias, que não estavam públicas, fruto desse trabalho de parceria, com acesso à materiais que dificilmente o público teria acesso e que coloquei na narrativa para dar sentido a esse material riquíssimo”, frisou.

O livro “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux” estará disponível em todas as livrarias de Brusque.

A autora
Rosemari Glatz é escritora, pesquisadora, reitora, professora universitária e funcionária pública federal aposentada. Nasceu em Taió, Alto Vale do Itajaí (SC), é neta e filha de comerciantes. Brusquense de coração, em 2020 recebeu o título de Cidadã Honorária de Brusque. Mestre em Administração, há alguns anos descobriu sua grande paixão pela história e desde então vem se dedicando à pesquisa e à escrita, principalmente aos temas relacionados à educação, turismo regional e imigração alemã e polonesa para o Vales do Itajaí.

Publicidade
WhatsApp chat