Equipe Baja Pelznickel representará a UNIFEBE na 27ª Competição Nacional Baja SAE Brasil

Publicidade
Utilidade pública

A equipe Baja Pelznickel apresentou na noite desta segunda-feira (18), o Pelz III, protótipo que representará a UNIFEBE na 27ª Competição Nacional Baja SAE Brasil. O veículo off-road projetado e construído pelos próprios estudantes participará da disputa entre os dias 20 e 24 de abril, no campus da Fatec, em São José dos Campos, São Paulo.

Esta é a primeira vez da equipe na etapa nacional da competição, que nesta edição disputará com outros 69 bajas de universidades de todo Brasil, provas de apresentação e prática. Como na etapa regional, a competição começa com a prova de segurança estática e dinâmica, e segue para as provas de apresentação do projeto do veículo, projeto dinâmico, prova de aceleração, tração, retomada, manobrabilidade, suspensão e super prime.

A mais esperada pelas equipes, a prova de enduro, encerra a disputa no domingo (24), com quatros horas de desafio em uma pista cheia de obstáculos. Leva a pontuação máxima da prova quem completar o maior número de voltas durante todo o tempo.

“Será a primeira competição presencial depois da pandemia, após quase 2 anos projetando o baja para participar da nossa primeira competição nacional. A expectativa é bastante grande, pois será uma experiência enriquecedora para todos da equipe”, salienta o coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn.

O vice-capitão da equipe, Daniel Gonçalves, explica que o Pelz III passou por inúmeras melhorias para competir no nacional. Nesta edição contará com novos itens eletrônicos que ajudarão a equipe a analisar o protótipo durante a competição, complementando o relato do piloto e dos mecânicos. Com o sistema, a equipe saberá ao fim do nacional, os pontos fortes e fracos do baja.  

Além da competição

Acadêmico de Engenharia Mecânica, Daniel é membro da equipe Baja Pelznickel desde o Ensino Médio, quando estudava no Colégio UNIFEBE.  “Participar do Baja é uma experiência sem igual. Grande parte da equipe tem hoje uma ótima colocação no mercado de trabalho, graças ao projeto, que nos possibilita desenvolver habilidades e competências para além do que aprendemos em sala de aula. O trabalho em equipe com estudantes de diversas áreas do conhecimento, a capacidade de gerenciar um projeto e transformá-lo em um produto é com certeza um diferencial não só para o nosso currículo, mas principalmente para a nossa formação profissional e pessoal”, enaltece Daniel.

Ao desejar sucesso à equipe, que embarcará com destino a São José dos Campos, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou os acadêmicos pela determinação. “Independentemente da colocação no campeonato nacional vocês já são vencedores por acreditarem no trabalho em equipe, por buscarem ir além do que é proposto em sala de aula. A universidade deve ser esse espaço de experimentação, de desafio. Estamos muito orgulhosos de vocês representarem a nossa UNIFEBE para todo Brasil, façam dessa experiência um momento único na vida de vocês”, enfatizou a reitora, durante a apresentação do Pelz III no pátio do Bloco C.

Baja Pelznickel
Formada por 24 integrantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Psicologia e do Colégio UNIFEBE, a equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde abril de 2017. O nome é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba.

Competição Baja SAE
A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Dentro dessa empresa fictícia formada por estudantes voluntários, os acadêmicos vivenciam situações reais de setores, como compras, marketing, vendas, projetos e simulações. Com isso, a SAE busca formar engenheiros preparados para atuar na área de engenharia automotiva.

Saiba mais
Acompanhe a equipe e os resultados da competição pelo Instagram, no perfil @bajapelz e pela #pelznaopara.

Publicidade
Últimas notícias

Grupo de Feirino do Bandeirante promove confraternização com ex-jogadores profissionais

O grupo de feirino Clube 25, da Sociedade Esportiva Bandeira, promoveu um momento de confraternização na noite desta última...
Publicidade
WhatsApp chat