22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioAgendaEventoProjeto indígena da Aldeia Tekoa Vy’a, de Major Gercino, participou do Programa...

Projeto indígena da Aldeia Tekoa Vy’a, de Major Gercino, participou do Programa da Hora desta sexta-feira, 22

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Acontece neste final de semana em Brusque a apresentação do Coral indígena ‘Nhemb’ea V’ya’, de Major Gercino. O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, e o recurso possibilitou a realização de quatro apresentações. A primeira delas aconteceu na Praça de Major Gercino, a outra ocorreu em São João Batista, na última segunda-feira eles estiveram em Florianópolis e neste sábado (23), será realizada em Brusque, na Praça Barão de Schneeburg.

Para falar sobre o tema participaram do programa Da Hora desta sexta-feira, o engenheiro Agrônomo da Epagri, Remy Simão, a professora de Sociologia, Eliane Conhaqui e os indígenas Augustinho e Alexandro, que também nos contaram um pouco sobre a sua cultura. Acompanhe a entrevista na íntegra!

Acesse o link e confira a entrevista na íntegra!

O projeto

O Coral Nhemb’ea V’ya é um grupo musical formado por jovens, adultos e crianças da etnia Guarani (aldeia Tekoa Vy’a – Aldeia Feliz – de Major Gercino). A formação musical na etnia Guarani se dá desde criança, entoando cânticos de cunho religioso em homenagem aos deuses, à natureza e à sabedoria do povo Guarani. O intuito da criação do coral, inicialmente, foi de fortalecer a cultura Guarani perante os membros mais jovens que sofrem diariamente a influência da sociedade globalizada.

Posteriormente, se tornou uma forma de valorizar e divulgar externamente a riqueza dos aspectos culturais do povo Guarani: sua música, sua dança, seus grafismos faciais e corporais, suas crenças religiosas, seu artesanato, a dança do Xandoro (Guardião da Aledeia) e sua língua.

“A musicalidade é uma forma de expressão que nós, Guarani, buscamos para expressar todo o sentimento que estamos vivendo. Sempre nos referenciando e conversando com o sagrado. Por isso, a música, o canto e a dança estão interligados com o modo de vida Guarani, e com a comunicação com as divindades. Então, a música também serve para o fortalecimento do espírito”, destaca o grupo.

Projeto indígena da Aldeia Tekoa Vy’a, de Major Gercino, nos estúdios da Rádio Diplomata. (Foto: Diplomata FM)
Publicidade
WhatsApp chat