Projeto indígena da Aldeia Tekoa Vy’a, de Major Gercino, participou do Programa da Hora desta sexta-feira, 22

Publicidade
Utilidade pública

Acontece neste final de semana em Brusque a apresentação do Coral indígena ‘Nhemb’ea V’ya’, de Major Gercino. O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, e o recurso possibilitou a realização de quatro apresentações. A primeira delas aconteceu na Praça de Major Gercino, a outra ocorreu em São João Batista, na última segunda-feira eles estiveram em Florianópolis e neste sábado (23), será realizada em Brusque, na Praça Barão de Schneeburg.

Para falar sobre o tema participaram do programa Da Hora desta sexta-feira, o engenheiro Agrônomo da Epagri, Remy Simão, a professora de Sociologia, Eliane Conhaqui e os indígenas Augustinho e Alexandro, que também nos contaram um pouco sobre a sua cultura. Acompanhe a entrevista na íntegra!

Acesse o link e confira a entrevista na íntegra!

O projeto

O Coral Nhemb’ea V’ya é um grupo musical formado por jovens, adultos e crianças da etnia Guarani (aldeia Tekoa Vy’a – Aldeia Feliz – de Major Gercino). A formação musical na etnia Guarani se dá desde criança, entoando cânticos de cunho religioso em homenagem aos deuses, à natureza e à sabedoria do povo Guarani. O intuito da criação do coral, inicialmente, foi de fortalecer a cultura Guarani perante os membros mais jovens que sofrem diariamente a influência da sociedade globalizada.

Posteriormente, se tornou uma forma de valorizar e divulgar externamente a riqueza dos aspectos culturais do povo Guarani: sua música, sua dança, seus grafismos faciais e corporais, suas crenças religiosas, seu artesanato, a dança do Xandoro (Guardião da Aledeia) e sua língua.

“A musicalidade é uma forma de expressão que nós, Guarani, buscamos para expressar todo o sentimento que estamos vivendo. Sempre nos referenciando e conversando com o sagrado. Por isso, a música, o canto e a dança estão interligados com o modo de vida Guarani, e com a comunicação com as divindades. Então, a música também serve para o fortalecimento do espírito”, destaca o grupo.

Projeto indígena da Aldeia Tekoa Vy’a, de Major Gercino, nos estúdios da Rádio Diplomata. (Foto: Diplomata FM)
Publicidade
Últimas notícias

Brusque FC encerra preparação para encarar o Vasco fora de casa

Na manhã desta quarta-feira (25), o Brusque FC encerrou a preparação para encarar o Vasco, pela nona rodada do...
Publicidade
WhatsApp chat