Uma festa que transcende o tempo: o retorno da Festa de Maio da Igreja Luterana

Retomada após dois anos, festa reuniu expressivo público dias 14 e 15 de maio

Publicidade
Utilidade pública

Para celebrar em família. Neste domingo, 15 de maio, é o Dia internacional da Família. A data é sugestiva para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, já que, neste final de semana celebrou a retomada da tradicional Festa de Maio. O evento chegou à 88ª edição, e aconteceu nos dias 14 e 15, na Paróquia Bom Pastor. No sábado, o evento já surpreendeu as expectativas e atraiu um grande público no Centro de Eventos. No domingo, a programação foi retomada com o Culto Festivo, e presença de 88 festeiros. Após a celebração religiosa, uma procissão conduziu o povo ao Centro Evangélico.

Culto Festivo ocorreu às 9h, na Igreja Luterana, no Centro. (Foto: Diplomata FM)

A programação do evento contou com várias atrações, incluindo o tradicional churrasco, cachorro-quente, roda da fortuna, doces e muita diversão para as crianças. Entre as autoridades que prestigiaram os 88 anos da festa neste domingo estavam o Senador da República, Esperidião Amin, sua esposa, a Deputada Federal Ângela Amin, o Prefeito de Brusque, Ari Vequi e sua esposa Fabiana Letícia de Souza. A vice-governadora do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, justificou sua ausência e enviou uma extensa carta destinada às comemorações da Festa, que foi lida durante o Culto.

Autoridades exaltam o exemplo da Comunidade Luterana para Santa Catarina

Esperidião Amin lembrou que este foi o primeiro encontro presencial prestigiado junto à Comunidade Luterana desde a pandemia. “Comunidade que é um grande exemplo para Santa Catarina, que, além dos aspectos de fé e religião, representa a valorização da família, do trabalho como forma de sobrevivência digna de uma comunidade e, conseqüentemente provoca educação, saúde, respeito ao Meio Ambiente. E é um reencontro e celebração”, comentou. Sua esposa, a deputada Angela Amin, lembrou de um fato marcante na vida do casal onde a Comunidade Luterana teve um papel fundamental. “Nós dois acabamos casando em uma igreja Luterana de Indaial, por um incidente ocorrido em nossa igreja católica, que pegou fogo alguns dias antes da cerimônia”, lembrou. “Voltar a Brusque e participar da festa com a Comunidade é rememorar este evento do nosso passado, de acolhida e carinho, e celebrar a história atual desta gente, que retoma a vida após a pandemia”.

Prefeito de Brusque, sua primeira dama Fabiana, Senador Esperidião e Ângela Amin (Foto: Diplomata FM)

Já o Prefeito Municipal, José Ari Vequi, destacou o empenho da comunidade, que ajudou a construir a história da cidade. “História esta que se confunde com os 161 anos de Brusque. É com muita alegria que contemplamos a retomada da festa, e é muito especial poder estar junto a eles neste dia”.

Esta edição também marca o retorno de Sergio Kuchenbecker à organização do evento como presidente da Comissão Organizadora da festa. Bastante emocionado, destacou o sucesso que foi a 88ª edição. “Tudo aconteceu maravilhosamente bem, desde o sábado, com tanta gente aqui conosco, com muitos churrascos e cachorros-quentes vendidos, muito além do que nos anos anteriores. Então, estamos muito alegres e gratos com o retorno da Festa de Maio”.

Confira vídeo com momentos da Festa!

Vídeo: Diplomata FM

O Pároco da Paróquia Bom Pastor, Pastor Edelcio Tonio Tetzner, destacou que esta festa é uma oportunidade para celebrar a vida, em comunidade. “O encontro envolve muito mais que apenas a comida, a bebida, é um momento para se reencontrar, estar em família e fazer crescer a amizade e o amor. E a festa quer fomentar esse encontro para que as pessoas façam essa troca de convivência. É uma oportunidade que a igreja se envolve, no intuito de convidar as pessoas para a comunhão”, enfatiza.

Para o Pastor Claudio Siegfried Schefer, o evento marcou o reencontro da comunidade para sua festa, tão tradicional e importante para a comunidade. “A gente só pode dizer: alegria. Essa é a palavra que define nosso sentimento como Comunidade Luterana. Depois de dois anos sem a Festa de Maio por conta da pandemia, voltar para cá, com todas essas pessoas, é motivo de muita alegria. Hoje é o Dia Internacional da Família e esta é uma festa para a família, para os amigos, de congraçamento e comunhão”, destaca o pastor, que está junto à Comunidade Luterana há 25 anos, celebrados em 2022.

A Igreja Luterana de Brusque pertence à Região Sinodal de Blumenau, e, por isso, também recebeu para as comemorações Adelino Sassi, que no ato representou o presidente do Conselho Sinodal. “88 anos não é pouco, e esse marco que a Festa traz para o dia a dia da comunidade é fundamental. Somos uma igreja de comunidades, e as coisas acontecem na comunidade. Essa festa só retrata e traz para a luz aquilo que vivemos no dia a dia como pessoas, que se reúnem em torno de um bem comum: que é a Palavra de Deus”, enfatizou.

Se tiverdes amor uns pelos outros

Durante sua pregação no culto celebrativo da festa, Pastor Edelcio Teztner contemplou o profundo sentido em torno do Evangelho do dia, que retrata um dos mais belos mandamentos da Lei de Deus: ‘Amai-vos uns aos outros’. “É só a partir do amor que podemos ver a beleza que nos cerca. Amor não é um substantivo, amor é um verbo. Que precisa ser conjugado em nossa vida, que implica delegar tarefas, envolver-se às causas do Reino. Amar uns aos outros implica também em importar-se com o outro. E este é o sentido do Evangelho que Jesus Cristo traz quando Ele chama seus discípulos de ‘filhinhos”. Ampliando sua reflexão sobre a importância da festa Luterana para sua comunidade, Pr. Edelcio aprofundou o significado dela a um “gesto de fé, um gesto de resiliência de uma comunidade que, a partir das dificuldades, consegue se recolocar no tempo”, e completou: “É possível nascer de novo e recomeçar, se permanecemos na fé”.

Confira o álbum de fotos!

Publicidade
Últimas notícias

Barateiro Havan Futsal finaliza preparação para duelo contra o Stein Futsal

Após perder em casa por 1 a 0 no último sábado (2), diante do Cianorte (PR), a equipe do...
Publicidade
WhatsApp chat