23.3 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralFundema realiza a segunda edição do Bikenique, neste domingo, 26

Fundema realiza a segunda edição do Bikenique, neste domingo, 26

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Pedalar é muito bom. Fazer piquenique também. E da união das duas atividades, surgiu uma excelente opção de lazer e entretenimento junto à natureza para famílias e amigos. No domingo, dia 26 de junho, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), promove o 2° Bikenique. O passeio ciclístico tem largada programada para as 09 horas na Praça Sesquicentenário e chegada no Parque das Esculturas, com piquenique coletivo e aula de yoga.

O evento está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com a promoção dos seguintes ODS: 13, que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, com a ação de caráter educativo e a conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. Também o ODS 3, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, promovendo saúde mental e bem-estar.

Ainda, promove o ODS 11, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis proporcionando acesso a espaços públicos inclusivos e promovendo uso de transportes sustentáveis. E o ODS 12, que almeja assegurar padrões de produção e de consumo sustentável levando informação às pessoas a respeito da conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. Brusque está comprometida com a Agenda 2030 e a Fundema está fazendo a sua parte para o desenvolvimento sustentável do município.

No Bikenique também está prevista a premiação dos três alunos vencedores do concurso de redação que teve como temática: “O papel da bicicleta no enfrentamento às mudanças climáticas”. O primeiro colocado vai ser contemplado uma bicicleta, oferecida pela empresa Zen S/A, signatária do Movimento ODS Brusque. O segundo lugar recebe um vale-compra no valor de R$ 150,00 para aquisição de artigos esportivos da marca Decathlon, doado pela Latina Têxtil – signatária do Movimento ODS Brusque. E o terceiro lugar ganha dois ingressos de cinema, ofertados pelo Cine Gracher.

Como forma de estimular a solidariedade, a organização solicita que os participantes levem um quilo de alimento não perecível como doação e inscrição no Bikenique. E os participantes podem levar seu próprio lanche para o piquenique, onde vão ser oferecidas frutas. “Pedimos às pessoas para levar também sua caneca e garrafinha de água, pois o evento tem como objetivo ter a mínima pegada de carbono”, reforça a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes.

O Bikenique é uma promoção da Fundema com apoio do Núcleo de Gestão Ambiental da AciBr, ZEN S.A, Latina Têxtil, Cine Gracher, GTB, Defesa Civil, Comitê ODS Brusque, Secretaria da Educação, Dana Aromaterapia e Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Stadradeln

O Bikenique também serve para marcar o início do Stadradeln, competição internacional de quilometragens pedaladas em que Brusque participa em disputa com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, entre os dias 26 de junho a 16 de julho. Esta competição ocorre desde 2017 e está relacionada ao projeto de mitigação climática que Brusque possui com o Distrito de Karlsruhe, a partir de 2015.

Publicidade
WhatsApp chat