18.5 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasCulturaVereadores homenageiam Coral Giuseppe Verdì e Associação de Idosos

Vereadores homenageiam Coral Giuseppe Verdì e Associação de Idosos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Câmara de Vereadores de Botuverá realizou na noite de terça-feira, 28 de junho, uma homenagem a Associação Italiana Coral São José de Botuverá – Coral Giuseppe Verdì, com a entrega de uma Moção de Agradecimentos e Aplausos ao coral, que preserva as tradições culturais e históricas de origem italiana, principalmente àquelas de origem Bergamasca e engrandece a alma das pessoas, através da música.

Na ocasião, a Associação dos Idosos da Amizade de Botuverá também foi homenageada pelos vereadores botuveraenses com a entrega de uma Moção de Agradecimentos e Aplausos ao grupo que oferece condições aos idosos de se integrarem na sociedade através de ações sociais e culturais, favorecendo uma melhor qualidade de vida e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Homenageados:

Associação Italiana Coral São José de Botuverá – Coral Giuseppe Verdì.

Sua história iniciou pelos anos de 1920, quando 14 imigrantes italianos, tiveram a coragem e a audácia de iniciar os trabalhos na pastoral do canto, animando assim as celebrações litúrgicas. O coral leva o nome de um grande compositor italiano: Giuseppe Verdì. Hoje conta com 29 integrantes, todos de descendência italiana, e com objetivo principal de levar adiante a tradição do canto coral, legado esse deixado pelo primeiro coral de imigrantes italianos, na época denominado: I VÈC CANTÙR (Os cantores velhos).

O objetivo do coral é de resgatar o que de mais precioso foi deixado pelos imigrantes italianos: a cultura, as tradições e os costumes, e, o maior valor cultural que hoje pode engrandecer a alma das pessoas, é a expressão de palavras, sentimentos e emoções, através da música.

A preocupação do coral não está apenas na diversificação e renovação da música sacra, folclórica italiana e popular, mas de estimular a difusão da língua italiana. Atualmente os coralistas se reúnem uma única vez por semana, para ensaiar seus repertórios.

Atualmente o presidente do Coral é o Senhor Moacir Merízio e o regente é o Senhor Eduardo Cunha.

Associação dos Idosos da Amizade de Botuverá.

É uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente e filantrópico, que entende como prioridade o trabalho voltado a garantir os direitos da pessoa idosa para uma melhor qualidade de vida nesta fase da vida.

Atualmente cerca de 250 idosos residentes no Município de Botuverá participam do grupo nos encontros agendados mensalmente, contando com espaço físico próprio no Centro de Convivência Professor Francisco Colombi.

E para que essa associação funcione plenamente, são 17 voluntários que se doam para o bem-estar desse grupo em prol dos idosos. Está ativo após 33 anos de sua fundação. Hoje quem preside a associação é a Senhora Claudete Colombi.

Publicidade
WhatsApp chat