25.2 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo de Cooperativas de Crédito da CDL Brusque arrecada 8 toneladas de...

Núcleo de Cooperativas de Crédito da CDL Brusque arrecada 8 toneladas de alimentos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No sábado, 2 de julho, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. E nada melhor do que marcar a data com cooperação e solidariedade. Por isso, o Núcleo de Cooperativas de Crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) esteve reunido na manhã de sábado para a conclusão de campanha solidária “Dia de Cooperar”, que arrecadou 8 toneladas de alimentos. Foram 506 cestas básicas, que serão encaminhadas à Associação de Assistência Social Dom Joaquim, Paróquia Santa Rita, Paróquia Santa Terezinha, Lar Menino Deus e Serviço Social de Guabiruba. Participaram da ação as cooperativas de crédito Cresol, Sicredi, Sicoob Maxicrédito, Unicred e Viacredi das cidades de Brusque, Botuverá e Guabiruba.

O coordenador do Núcleo, Alexssandro Carvalho, explica que a data é comemorada sempre no primeiro sábado de julho, mas geralmente as cooperativas realizavam ações separadamente para marcar o dia. “Com a formação do Núcleo de Cooperativas de Crédito da CDL, resolvemos unir esforços demonstrando ainda mais os nossos princípios cooperativistas. Isso demonstra que não existe concorrência, todos estão pensando no cooperativismo, no bem comum”, comenta.

O diretor da CDL Brusque, Alexandre Oriques, prestigiou a ação, que reuniu dezenas de colaboradores das cooperativas no estacionamento do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB). “Estão todos de parabéns, o resultado da iniciativa reforça a missão do cooperativismo, mais do que nunca ficou claro nesta campanha a força da união de todos”, diz.

Solidariedade

Para Viviane Benvenuti Candido, Presidente da Ação Social da Paróquia Santa Terezinha, a contribuição irá beneficiar e muito as famílias atendidas. “Atendemos cerca de 40 pessoas todos os meses, mas agora conseguiremos ajudar mais pessoas. Sempre aparece alguma família que precisa. Ações assim são muito importantes, só temos a agradecer pois ficamos muito felizes”, agradece.

Em Guabiruba a distribuição será pela Assistência Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Recebemos muitos pedidos de pessoas que precisam de alimentos. Tem muitas famílias que vêm de outras cidades e nós vamos ajudando conforme podemos, com alimentos, móveis, agasalhos, mas o que mais pega mesmo é a parte dos alimentos. Ficamos muito felizes com essa doação”, comenta a voluntária Célia Maria Schaefer.

Centenário

Em 2022, o cooperativismo comemora 100 anos. “É um momento muito importante pois todos os tipos e sistemas de cooperativas fazem um retrospecto do crescimento, não só no Brasil, mas ao redor do mundo. No Brasil há um trabalho muito forte das cooperativas em difundir este modelo de relacionamento onde todos ganham”, explica Alexssandro.

No último anuário divulgado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), as cooperativas foram responsáveis por arrecadar mais de R$ 26 bi em impostos, empregarem mais de 430 mil colaboradores, cerca de 16 milhões de cooperados em um universo de quase 6 mil cooperativas.  “Este número ainda é pequeno, pois apenas 6% da população Brasileira é vinculada a uma cooperativa sendo que na Europa por exemplo este número sobe para 60 a 70%”, comenta o coordenador do Núcleo.

Publicidade
WhatsApp chat