29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralAudiência pública em Brusque debate inserção de jovens no mercado de trabalho

Audiência pública em Brusque debate inserção de jovens no mercado de trabalho

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Debater a importância de incentivar a iniciação profissional de adolescentes, especialmente aqueles em condição de vulnerabilidade social, foi o tema da audiência pública que o Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC promoveu na tarde desta terça-feira (9), no auditório da UNIASSELVI, em Brusque. Empresários da região foram convidados para participar do evento, que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho – MPT/SC e do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC.

A ação buscou sensibilizar e estimular empresários sobre a importância do reconhecimento da lei federal 10.097/2000 (lei da aprendizagem) e da inserção juvenil no mundo do trabalho, por meio do cumprimento de cota de aprendizagem, resultando assim na transformação social da região. Desde o ano passado, o MP/SC mantém o programa “Trabalhando Juntos”, justamente para estimular a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, como estratégia para prevenir a evasão escolar, reduzir situações de risco e até evitar envolvimento de adolescentes com a criminalidade.

O “Trabalhando Juntos” também visa orientar e sensibilizar sobre a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). As Promotorias de Justiça escolhem aderir ao programa e implementam as ações nos municípios em que atuam.

A Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Brusque, Fernanda Crevansi Vailati, que fez parte da mesa de autoridades sobre o assunto a falar na audiência pública, foi ouvida pela reportagem no momento que antecedeu o evento!

Luciana Xavier Sans de Carvalho, Auditora Fiscal do Trabalho, e que também atua nas coordenações de aprendizagem profissional, combate ao trabalho infantil e inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho falou ao Jornal da Diplomata!

Marcelo Firmino Vaz, Superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC, que na audiência pública representou as entidades qualificadoras, também foi ouvido pela reportagem!

Durante sua fala na Audiência Pública, Marcelo destacou o grande papel das entidades qualificadores na formação destes jovens através dos programas de aprendizagem.

A Coordenadora do CIEE Brusque, Kátia Maffezzolli, também foi ouvida na oportunidade!

Também presente na audiência para tratar das políticas públicas de iniciação ao trabalho com adolescentes em situação de vulnerabilidade e a possibilidade de aplicação do projeto “Trabalhando Juntos”, o Secretário de Desenvolvimento Social de Brusque, Leandro Hyarup, destaca que o programa consiste na indicação de adolescentes, de 14 a 18 anos, que passam pelo fluxo dos equipamentos dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, por meio dos CRAS e Creas. Através disso, os adolescentes são assistidos e recebem o encaminhamento correto ao mercado de trabalho.

Fotos: Rádio Diplomata FM

Publicidade
WhatsApp chat