24.4 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasCulturaMuseu Casa de Brusque sedia exposição sobre o JASC e lança a...

Museu Casa de Brusque sedia exposição sobre o JASC e lança a 69ª revista ‘Notícias de Vicente Só’

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Museu Casa de Brusque realizou na noite de quinta-feira (3), a abertura da exposição temporária “62 anos do Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC” e lançamento do anuário Notícias de Vicente Só. O evento reuniu diversas pessoas ligadas ao setor da cultura em um evento na própria sede da sociedade.

JASC

Na região de Santa Catarina, o esporte se constituiu a partir do processo de colonização europeia. Os imigrantes, principalmente alemães, trouxeram sua cultura, costumes e práticas esportivas. Foram responsáveis pela criação de Sociedades de Tiro e, mais tarde, também a ginástica, destinadas a atividades de interação social. Um exemplo é a Sociedade Esportiva Bandeirante, fundada no ano de 1900, em Brusque, e que viria a ser o palco dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC.

Para poder realizar as pesquisas em seu acervo, o Museu conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Impresso desde a década de 1970, o Anuário Notícias de Vicente Só traz nesta edição o bicentenário do nascimento de Francisco Carlos de Araújo Brusque, além de outros trabalhos sobre a história de Brusque e região.

Presidente da Sociedade Amigos de Brusque, mantenedora do Museu Casa de Brusque, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann, foi ouvido na oportunidade.

O Jornal da Diplomata também ouviu na oportunidade o presidente do Conselho Editorial do Anuário Notícias de Vicente Só, Jorge Paulo Krieger.

Luciana Paza Tomasi, historiadora e coordenadora do Museu, falou ao Jornal da Diplomata na oportunidade que antecedeu a abertura do evento.

Foram cinco meses de pesquisa e consulta no acervo do Museu Casa de Brusque para a organização do texto, fotografias e peças. O trabalho foi desenvolvido pela estudante do Curso de História e colaboradora no Museu Casa de Brusque, Julie Francine Ricardo. Além disso, o primeiro artigo publicado nesta edição de Notícias de Vicente Só é de sua autoria. Como pesquisadora, ela destaca como foi contribuir com a exposição!

Publicidade
WhatsApp chat