20.8 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioAgendaEventoPadre Milani e Renal Vida recebem ‘Troféu Fazedores do Bem’ na abertura...

Padre Milani e Renal Vida recebem ‘Troféu Fazedores do Bem’ na abertura do X Natal de Amor e Fé

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

‘A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las’. A frase do filósofo Aristóteles estampa o ‘Troféu Fazedores do Bem’ de 2022, concedido pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, na noite de sexta-feira, 18 de novembro, ao capelão do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Azambuja, Padre Alvino Introvini Milani, e à Associação Renal Vida. A honraria foi entregue durante a realização da Macarronada Beneficente do GRUPIA, realizada no Pavilhão da Fenarreco, e que abriu oficialmente a programação do X Natal de Amor e Fé.

Um expressivo público prestigiou o evento com familiares e amigos, e acompanhou as homenagens realizadas pelo GRUPIA. O troféu ‘Fazedores do Bem’ visa promover a prática da caridade e a cultura da paz, da ética e do bem comum. O vereador André Batisti ‘Deco’ saudou os homenageados em nome do GRUPIA. “É difícil a tarefa de indicar uma pessoa e uma organização de interesse público, como o querido Padre Milani e a Associação Renal Vida, a quem com tanta propriedade se aplica a declaração do grego Aristóteles. O GRUPIA presta esta homenagem ao senhor, Padre Milani, pelo seu incessante trabalho de valorização da vida e de fortalecimento da família, nascida da união conjugal de amor entre um homem e uma mulher, patrimônio da humanidade. E quando trabalhamos solidariamente em prol do bem comum, pela graça do bom Deus, conquistamos o impossível. É o que mostra os mais de 50 anos da exitosa trajetória da Associação Renal Vida, que promove a saúde e melhora a vida de pessoas, providenciando ciência e tecnologia médicas enraizadas em conceitos cristãos de caridade e filantropia. Somos testemunhas do benéfico trabalho que a Renal Vida desenvolve entre nós e em inúmeros municípios”, ressaltou.

Padre Milani recebeu o ‘Troféu Fazedores do Bem’ acompanhado de sua sobrinha Zélia Ratayczik, das mãos do advogado Dr. Juarez Piva. “Estou muito feliz e contente, afinal, é um reconhecimento da comunidade pelos trabalhos que a gente faz. A maioria do tempo que trabalhei como padre, foi aqui em Brusque. Foram 11 anos no início do meu ministério e depois, desde 2007 estou aqui servindo o Santuário e também o Seminário. Agradeço ao GRUPIA e a todos por esta homenagem, continuarei servindo enquanto Deus me der saúde”, comentou.

O presidente da Associação Renal Vida, Dr. Roberto Benvenutti, recebeu o ‘Troféu Fazedores do Bem’ em nome da instituição, das mãos da Irmã Olinda Antônio Costa, integrante da Congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e gerente de enfermagem do Hospital Azambuja. “É realmente uma grande honra estar em Brusque, na cidade em que meu pai nasceu. Gostaria de agradecer à comunidade de Brusque, pela alegria que está proporcionando aos pacientes renais com esta honraria. À minha equipe, ressalto que este troféu é de vocês, que batalharam aqui todos os dias, ao lado dos pacientes renais, como o senhor Marci da Silva, que está aqui hoje. Entrego a ele este troféu, que aqui representa todos os pacientes renais. São eles que estão em tratamento e sabem o que significa estar três vezes por semana ligados a uma máquina de hemodiálise. É para eles que estamos aqui, para poder dar vida e reafirmar o ensinamento de Cristo, ‘que a esperança sempre prevaleça’”, enfatizou.

Ao subir ao palco, o aposentado Marci da Silva, 76 anos, foi acolhido pela equipe da Renal Vida de Brusque, coordenadores Sandra Regina Cavilha e Paulo Cézar Viana Coutinho; médica nefrologista Dra. Joana Carolina Eccel e a assistente social Cristiane Schlindwein. Ele fez questão de prestigiar a homenagem à Associação Renal Vida, que o acolhe três vezes por semana em seu tratamento de hemodiálise, junto com a esposa, Maria Isaura. Ao receber o troféu das mãos do médico nefrologista Roberto Benvenutti, senhor Marci ficou surpreso e bastante emocionado.

De acordo com o presidente do GRUPIA, Paulo Vendelino Kons, os homenageados foram eleitos por unanimidade pelo Grupo. “Padre Milani completou 83 anos e tem uma vasta folha de serviços prestados a nossa comunidade, sobretudo na defesa e no fortalecimento da família. De outro lado temos a Associação Renal Vida, que além da tecnologia médica, faz uso do que de melhor existe, que é o amor aos seus pacientes”, frisou.
A Macarronada Beneficente contou ainda com sorteio de brindes e com apresentação do cantor Tabony.

X Natal de Amor e Fé
O resultado da Macarronada Beneficente do GRUPIA será totalmente investido na aquisição de cinco toneladas de alimentos, a serem distribuídas no X Natal de Amor e Fé. Neste ano, o GRUPIA se propõe a visitar e atender 350 famílias necessitadas, com a entrega de cestas básicas, além de 350 aves de Natal, já temperadas, prontas para irem ao forno, e 1.100 pacotes natalinos, contendo seis mil doces de Natal, além de chocolates, pipocas, salgadinhos e guloseimas variadas, destinados às crianças. “A partir do dia 8 de dezembro até a tarde do dia 24, as famílias de Brusque e região, que realmente necessitam, serão visitadas e receberão estes alimentos, livros e nosso cartão de Natal, com enfoque de que acima de tudo Natal é Cristo. Isso tudo se realiza pela graça e o amor de Deus, mas também por alguns abnegados, amigos, colaboradores, gente do GRUPIA e do Instituto Bom Samaritano e também pessoas anônimas, que têm feito o melhor de si para que possamos uma vez mais, abraçar as famílias mais necessitadas”, complementa Kons.

Os homenageados
Padre Milani, ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1968, completou 83 anos no último dia 25 de setembro. O GRUPIA lhe presta homenagem pelo seu incessante trabalho de valorização da vida e de fortalecimento da família, nascida da união conjugal de amor entre um homem e uma mulher, patrimônio da humanidade.

A Associação Renal Vida é uma associação filantrópica reconhecida pelo Ministério da Saúde, cuja missão é promover a saúde e melhorar a vida de pessoas. A entidade, que já possui 50 anos, recebeu inúmeros prêmios e certificados que atestam a qualidade da sua atuação. A Renal Vida atende 71 municípios, 1.050 pacientes em hemodiálise e 1.993 transplantes renais. Possibilita 10.800 sessões de hemodiálise por mês, com 84% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O GRUPIA homenageia a entidade não apenas pelo relevante trabalho de tratamento renal, mas também pelo acolhimento e o amor com que todos são tratados pela Renal Vida.

Crédito das Fotos: Carina Machado/Comunicar

Publicidade
WhatsApp chat