19 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEconomiaPesquisa da Fecomércio aponta gasto médio maior com presentes de Natal este...

Pesquisa da Fecomércio aponta gasto médio maior com presentes de Natal este ano

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Presidente do Sindilojas Brusque destaca movimentação no comércio e horários de atendimento estendidos neste período

O Natal é a data mais importante para o comércio. Ruas movimentadas, vitrines decoradas, comemorações de fim de ano e uma disposição maior em presentear, já são tradições em dezembro. Segundo pesquisa da Fecomércio SC, os catarinenses pretendem desembolsar, em média, R$ 528,28 nos presentes de Natal, alta nominal de 21,6% frente a 2021. Descontando a inflação acumulada dos últimos 12 meses (6,47%), o aumento real é de 14,2%.
“Os dados da pesquisa da Fecomércio SC sobre a intenção de compras e outros indicadores dão sinais de que este Natal deve ser um dos melhores dos últimos anos”, adianta o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.
Com o endividamento abaixo da média nacional, o catarinense está mais confiante para ir às lojas. Em novembro, cerca de 62,7% estavam comprometidos com alguma dívida e 17,4% estavam inadimplentes em SC, diante de 78,9% e 30,3 % no país, respectivamente.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba, Marcelo Gevaerd, que também atua como vice-presidente do Varejo Catarinense na Fecomércio, a cada mês de novembro sempre há dúvida entre os comerciantes, sobre como será o Natal, porém, a data se mantém como a melhor do ano para o setor.
“Particularmente, estou há quase 40 anos no comércio e é sempre uma data em que o setor está aquecido. A própria pesquisa da Fecomércio traz dados neste sentido. Vamos acreditar nisso e colocar todos os nossos esforços nesta época importante do ano. Que possamos valorizar o comércio local, os empreendedores que a cada ano apresentam produtos para surpreender os clientes”, ressalta.
Com relação a Brusque, Gevaerd enfatiza que é perceptível o movimento em todo o comércio da cidade. “Temos visto bastante movimento, o próprio horário estendido no comércio, que possibilita as pessoas de se organizarem melhor para fazerem suas compras após o trabalho e afazeres, também contribui muito para esta movimentação e para as vendas. E os próprios lojistas, que têm apostado em trazer mais novidades, produtos para surpreender nesta data e com a qualidade que todos queremos ao adquirir um presente de Natal”, complementa.

Outros destaques da pesquisa da Fecomércio SC
• A percepção sobre a situação financeira tem peso na decisão: 45,3% dos entrevistados acreditam que estão melhores do que em 2021, 38,2% consideram similar e 15,8% afirmam que estão pior.
• O 13º também deve complementar o orçamento das famílias. Outra pesquisa da entidade mostra que 13,8% vai aproveitar a renda extra para garantir os presentes.
• Os itens que devem ser mais procurados vão de vestuário (32,4%) a artigos de perfumaria e cosméticos (10,5%).
• Embora o comércio de rua (51,3%) seja o principal destino, a participação da internet cresce ano a ano, saindo de 16,5% em 2019 para 21,9% este ano.
A pesquisa foi realizada com 2.109 pessoas, entre os dias 8 e 22 de novembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Publicidade
WhatsApp chat