24.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasEmpresarialEvento apresenta o desenvolvimento e resultados dos Centros de Inovações de SC...

Evento apresenta o desenvolvimento e resultados dos Centros de Inovações de SC e divulga mapa do empreendedorismo inovador em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Brusque é a cidade polo do Centro de Inovação de Brusque e Região que engloba oito municípios

Com auditório lotado, ocorreu em Brusque, na noite de terça-feira, 14 de fevereiro, a apresentação do desenvolvimento e os resultados dos Centros de Inovação apoiados pelo Governo de SC, com convidados especiais. Apresentado ao público em evento no Bloco C da UNIFEBE, o material mapeado servirá como base para tomada de decisão para muitos novos empreendedores, ou já experientes no mercado, com relação a potencialidade da nossa região como um todo. O evento também contribuiu com falas de empreendedores, com case local, para que outros que iniciem o processo empreendedor tenha uma caminhada de sucesso.

Confira aqui o mapeamento completo, divulgado de forma inédita, na noite de terça-feira no evento promovido pelo 408lab.

Ecossistema de Brusque e região

Brusque é a cidade polo do Centro de Inovação de Brusque e Região e integra oito municípios. O Centro de Inovação de Brusque e Região é o resultado da união de entidades públicas e privadas que visam conectar pessoas e ideias a recursos tangíveis com o objetivo de gerar inovações de impacto local e potencial global. O Centro de Inovação acredita que o aprendizado e a experiência podem desenvolver novas formas de produzir e vender produtos e serviços.

A ativação e desenvolvimento do Ecossistema é feita a partir de três passos: mapeamento do ecossistema; avaliação do grau de maturidades e plano de ação. O mapeamento envolve mais de 540 atores, empresas de grande porte, startups, empresa com base tecnológica, empresas do governo, empresas que facilitem à comunidade encontrar o que se procura. O levantamento de dados foi feito em 2022 e o mesmo apresenta o que é a Rede Catarinense de Inovação.

O mapeamento do Ecossistema de Inovação fez parte das atividades de implantação e ativação do Centro Regional de Inovação e recebeu apoio financeiro da FAPESC.

Rede Catarinense de Centros de Inovação

A Rede Catarinense de Centros de Inovação, iniciativa do Governo de Santa Catarina, forma um conjunto de ambientes que apoiam e promovem o empreendedorismo inovador, presente em todas as regiões do estado. Dos 15 centros que formam a Rede, 12 foram ou estão sendo construídos pelo Governo. Parte é fruto de parceria público/privada, todos apoiados pelo governo para operar uma política descentralizada de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

O Jornal da Diplomata acompanhou o evento, e ouviu na oportunidade o professor Günther Lother Pertschy, gestor do Centro de Inovação de Brusque e Região. Acompanhado da equipe do 408lab, Pertschy declarou sua satisfação em ver a cidade trilhando passos importantes no ecossistema como um todo.

Thiago Pedro Nichelatti foi agente de inovação do Centro de Inovação de Blumenau, e hoje atua como consultor em Inovação e novos negócios, fazendo a conexão entre as startups e as corporações. Convidado como palestrante do evento promovido na noite de terça-feira, destacou Brusque como uma das cidades em evidência quando se trata de inovação e presença do empreendedorismo inovador.

Thiago Vailati é cofundador da Hiper – startup fundada em Brusque em 2012 e com expansão por todo o país que desenvolve software para micro e pequenos varejistas. Thiago foi um dos palestrantes no evento desta terça-feira. Ele explanou sobre o case local da startup e a consolidação da Hiper ao longo dos anos.  

Quem também palestrou no evento foi Renan Elias, sócio e responsável pelo setor comercial da Hibrido. A startup desenvolve e acelera lojas virtuais, auxiliando varejistas multicanais e fabricantes a expandir suas operações de varejo online. Renan foi ouvido pela reportagem antes do evento.

O presidente do Conselho Municipal de Inovação de Brusque, Pierre Grotti, também esteve no evento. O órgão formula, propõem, avalia e fiscaliza ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município a partir de iniciativas governamentais ou em parcerias, sempre visando o interesse público. Pierre comentou sobre o evento ao Jornal da Diplomata.

Ideia Inovadora

Presente no evento, Bruno Sbardelatti compartilhou sua experiência como finalista em Brusque do evento Reuni Challenge, realizado na cidade pelo 408lab em setembro de 2022. Na fase regional, competiram instituições como: Unifebe, Uniasselvi e o Instituto Federal Catarinense. A competição definiu a universidade mais empreendedora de SC, e Bruno com a equipe foram campeões, pelo IFC. Além disso, Bruno também foi finalista estadual com sua equipe no Projeto Reuni 2022, na etapa realizada em Lages, na Serra Catarinense. No evento desta terça-feira, Bruno foi ouvido pela reportagem e compartilhou sua experiência inspiradora como empreendedor inovador.

Confira mais fotos do evento!

Publicidade
WhatsApp chat