23 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEducaçãoSolenidade celebra os 90 anos do curso de Filosofia em Brusque

Solenidade celebra os 90 anos do curso de Filosofia em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento também lançou a revista histórica e um livreto sobre as 9 décadas do 1º curso de Filosofia de Santa Catarina

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, marcou os 90 anos do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, em Brusque. Para celebrar a data, a Faculdade editou uma Revista histórica e, também, lançou um livreto sobre os 90 anos do curso.

O evento foi realizado no auditório da instituição e contou com a presença de diretores, autoridades religiosas e civis, professores, alunos egressos, acadêmicos, funcionários da Faculdade São Luiz e pessoas da comunidade ligadas ao ensino e à educação.

Após a solenidade, foi celebrada Missa Solene presidida por Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André/SP, concelebrada por Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito de Taubaté/SP, o Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre Sildo Cesar da Costa e demais padres presentes.

Em reconhecimento aos anos de dedicação ao curso, a Faculdade prestou homenagem a dois professores e formadores com entrega de placa de reconhecimento e gratidão aos padres Nivaldo Alves de Souza e Adilson José Colombi.

Revista histórica

A solenidade lançou a Revista histórica “90 anos de Filosofia em Brusque: um novo olhar sobre o mundo”, com reportagens produzidas pela Ideia Comunicação, de Brusque. A revista lista fatos históricos, ações e contribuições do curso de Filosofia para a sociedade com recortes dos 90 anos a partir do legado deixado por diretores, professores e egressos da instituição. O trabalho de pesquisa se aprofundou em arquivos históricos e em entrevistas concedidas por quem viveu, e se transformou pela Filosofia de Brusque. Paralelamente, foi lançado um livreto dos 90 anos do curso.

Nove décadas

Em 20 de fevereiro de 2023, o curso de Filosofia da Faculdade São Luiz completa 90 da primeira aula do curso. Por isso, as comemorações ocorreram em Brusque neste dia 17. Ao completar nove décadas, o curso ultrapassa a marca de dois mil acadêmicos formados, perpassando diferentes modelos institucionais. Para bem celebrar o período, que conduz ao centenário, a Faculdade propôs recordar com gratidão os pioneiros que, no passado, deram o início dessa obra, enaltecendo as figuras de Pe. Roberto Bramsiepe, Pe. Orlando Murphy, Canísio Rauber e João da Cruz Stüpp que, com seus dons e talentos, se tornaram protagonistas de seu tempo. “Eles e, tantos outros, são referências para àqueles que os sucederam e, por isso, hoje, vivemos a alegria de celebrar a memória de todos que, ao longo dessas nove décadas, tiveram a ousadia de ampliar o horizonte de seu conhecimento por meio da Filosofia”, discorreu a instituição durante o cerimonial.

O Jornal da Diplomata acompanhou o evento, e repercute o assunto, com entrevistas, em próximas edições do noticiário.

Galeria de fotos.

Publicidade
WhatsApp chat