20.8 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralParóquia São Luís Gonzaga anuncia tema da Campanha da Fraternidade 2023

Paróquia São Luís Gonzaga anuncia tema da Campanha da Fraternidade 2023

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O tema ‘fome no Brasil’ é realizado pela terceira vez em campanha nacional da CNBB

Pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu a realização de uma Campanha da Fraternidade voltada ao tema ‘fome no Brasil’. O assunto foi apresentado em Coletiva de Imprensa, realizada pela Paróquia São Luís Gonzaga na manhã desta terça-feira, 21 de fevereiro, no Centro de Brusque, com presença do pároco, Padre Diomar Romaniv, e da Assistente Social e Coordenadora da Ação Social São Luís Gonzaga, Patrícia Antonietti. Além disso, a paróquia também divulgou como a campanha será desenvolvida em Brusque neste ano, com ações concretas que objetivam despertar a sensibilidade para essa realidade.

Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome

Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. 

No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico. O período inicia na Quarta-feira de Cinzas, dia 22.

Setenta e quatro anos

A Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga completa 74 anos de existência em 2023. Atualmente é coordenada pela Assistente Social Patrícia Antonietti. O serviço de promoção humana é oferecido pela paróquia, mas sua importância vai além do território paroquial. “Temos cerca de 4 mil cadastros de famílias, que recebem todo o nosso suporte assistencial. Temos a cesta básica emergencial e o acompanhamento desta família. Hoje estamos realizando a renovação dos cadastros para poder ajudar quem realmente necessita, pois muitas pessoas já foram reencaminhadas ao mercado de trabalho. Graças a Deus a Ação Social consegue propor essa oportunidade”, enfatiza Patrícia.

Como ajudar

A Ação Social paroquial atende de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30. Cada pessoa atendida passa por um cadastro documentado, e, após avaliação socioeconômica e emergencial, são feitas visitas domiciliares para análise da necessidade de cada pessoa assistida.

Para ajudar a Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga basta procurar a sede do serviço, que fica localizado aos fundos da Igreja Matriz, anexo ao Salão Paroquial. Doações podem ser entregues no local ou na secretaria paroquial, em horário comercial.

CF em Brusque

Para o pároco, padre Diomar Romaniv, o tema da Campanha da Fraternidade envolve toda a sociedade, não apenas à Igreja Católica, pois abrange uma realidade social. “O objetivo principal é despertar uma sensibilidade para essa realidade, que é presente no mundo inteiro, e, de certo modo, atinge nossa realidade, ainda que talvez menos intensa e menos constante”, comenta.

Inspirada pelo tema, a paróquia buscou dar ênfase ao trabalho social que a igreja faz. “A Igreja também é um lugar de serviço social, de atendimento às pessoas, e aqui na paróquia isso é visto de maneira muito bem estrutura pela Ação Social Paroquial, que envolve a partilha das pessoas”, destaca.

Além das formações e informações que serão retomadas nas celebrações voltadas ao tema da CF, a paróquia também realizará, como gesto concreto, o Drive Thru do Bem, dia 1º de abril, das 9h às 17h, para arrecadar donativos que serão entregues e darão suporte à Ação Social.

Saiba mais

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.  

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.   

O lançamento nacional da CF 2023 acontece oficialmente no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF), e um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano conforme pede o Papa Francisco. 

O Jornal da Diplomata acompanhou a coletiva, e repercute o assunto, com entrevistas, em próximas edições.

Fotos: Diplomata FM

Publicidade
WhatsApp chat