Capacitação acontece de 11 a 13 de abril. Apresentação teatral será realizada no dia 14, e ambas são gratuitas
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, a segunda fase da 4ª edição do BQ(en)Cena – Temporada de Teatro 2022/2023, traz para Brusque a Oficina de Vivência Teatral. Ministrada pela especialista e produtora cultural Denise da Luz, a capacitação é direcionada a todas as pessoas, a partir de 16 anos, que tenham interesse em conhecer e experimentar técnicas teatrais. Através de dinâmicas de grupo e jogos de improviso, a capacitação pretende oferecer aos participantes ferramentas que ampliem a capacidade de expressão e comunicação. A oficina é gratuita e acontece no Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB).
“O BQ(en)Cena tem trazido para a cidade de Brusque uma série de espetáculos teatrais das mais diversas linguagens. Essas peças oferecem um tipo de fruição ao público em geral, que muitas vezes não tem ideia do que acontece no processo de montagem até chegar à apresentação. Assim, a oficina Vivência Teatral, convida o público a trocar de lugar com o artista e experimentar um pouco os passos de uma criação teatral”, enfatiza o produtor da PrismaCultural, Sérgio Valle.
No palco
Como parte da programação do BQ(en)Cena, ainda, na sexta-feira, 14 de abril, o Teatro do CESCB também abre suas portas para o espetáculo “Índice 22”, da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí (SC). A apresentação será às 19h30 e tem ingressos gratuitos, com classificação indicativa de 16 anos, e tradução em libras.
“Índice 22” é apresentado como uma expansão do corpo da atriz que o interpreta, utilizando experiências com luz, vídeo, som, interatividade, e demais recursos utilizados pela Cia de Teatro itajaiense.
“Além dos espetáculos teatrais, o BQ(en)Cena também tem o objetivo de oferecer ao público acesso a oficinas e demais atividades que envolvam as artes cênicas. Desta forma, convidamos a comunidade da região para que prestigie tanto a apresentação teatral na sexta-feira, 14 de abril, mas que também se inscrevam na oficina, sendo essa uma oportunidade única e gratuita a todos que desejam aprender um pouco mais sobre vivência teatral”, completa Valle.
A 4ª edição do BQ(en)Cena é uma realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Saiba mais – BQ(en)cena
O BQ(en)cena é uma temporada teatral realizada desde 2013 pela produtora PrismaCultural em Brusque (SC). Nas edições anteriores, o BQ(en)cena já proporcionou ao público mais de 70 apresentações teatrais de 15 estados brasileiros e atingiu mais de 10 mil pessoas. Foram apresentações em teatros, espaços alternativos e escolas de Brusque e região que marcaram a cultura da cidade.
Esta temporada iniciou em setembro de 2022 e vai até julho deste ano, com espetáculos mensais, entre outras atividades ligadas às artes cênicas, com artistas e grupos catarinenses, do Paraná e Rio Grande do Sul. Somente nesta 4ª edição, o BQ(en)cena já realizou mais de 12 espetáculos somente nesta temporada, no Teatro do CESCB e em escolas de Brusque e Guabiruba.
O 4º BQ(en)cena é uma realização do Ministério do Turismo e PrismaCultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Supermercados Archer, Fischer S/A, Zen S/A e Atacado Stock Archer; Apoio do CESCB – Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, Fundação Cultural de Brusque e Fundação Cultural de Guabiruba.
Currículo
Formada em Letras pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), Denise da Luz iniciou suas atividades como artista da cena em 1988. É uma das fundadoras da Téspis Cia de Teatro (1993), na cidade de Itajaí e além de atuar no teatro e mais recentemente no audiovisual, desenvolve trabalhos como figurinista e produtora cultural, orienta processos pedagógicos na área e é gestora da Itajaí Criativa desde 2016. Já participou da montagem de mais de 20 espetáculos e cerca de dez projetos de cinema, levando seus trabalhos a vários lugares do Brasil e exterior. Foi diretora do Teatro Municipal de Itajaí (2000 a 2011), coordenadora da Mostra Internacional de Teatro de Grupo (2000 a 2004) e do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (edições 2011, 2019, 2022). Atualmente mantém em seu repertório os espetáculos “Papelê-uma aventura de papel” (para crianças) e “Índice 22” de Max Reinert (para público adulto).
SERVIÇO
-Oficina de Vivência Teatral – com Denise da Luz
-Dias 11, 12 e 13 de abril
-No Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB)
-Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/3lEaSY8
-Classificação: 16 anos
-Solicitação aos participantes: utilizar roupas confortáveis, trazer uma toalha de rosto e garrafinha de água.
Espetáculo “Índice 22”
-Da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí (SC)
-Dia 14 de abril
-No Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB)
-Entrada gratuita
-Classificação: 16 anos
-Realização: Ministério da Cultura e PrismaCultural.