21.3 C
Brusque
sábado, outubro 12, 2024
InícioNotíciasSaúdeCoordenadora da Associação Brasil AVC/Brusque fala sobre trabalho desenvolvido na cidade

Coordenadora da Associação Brasil AVC/Brusque fala sobre trabalho desenvolvido na cidade

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Sandra de Freitas é fundadora da associação em Brusque e deu mais detalhes do trabalho em entrevista ao vivo

A Associação Brasil AVC (ABAVC) Brusque, tem se reunido para prestar apoio a pessoas em processo de reabilitação. No Jornal da Diplomata desta terça-feira, 6, realizamos entrevista ao vivo com a Coordenadora do referido grupo para dar mais detalhes sobre esse importante trabalho realizado localmente.

Na semana que passou, no entanto, ocorreu uma importante palestra na Fibra-Fisio para o grupo e interessados, proferida pelo Dr. Rafael Pereira, médico da família e clinico geral.

Confira a entrevista com Sandra Margarete Ferreira de Freitas, coordenadora da Associação Brasil AV/Brusque.

Entrevista completa com Sandra de Freitas

Contato com Sandra Freitas: (48) 9 84846240

Sandra Margarete Ferreira de Freitas no Jornal da Diplomata. (Foto: Diplomata FM)

Associação Brasil AVC

A Associação Brasil AVC – ABAVC é uma instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 14 de fevereiro de 2005, em Joinville – Santa Catarina. Tem como principal objetivo levar à comunidade informações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), orientando sobre os sinais e sintomas, conduta frente a um evento e, principalmente, alertando sobre os fatores de risco para contribuir com a prevenção primária da doença, e evitar que venha a acometer os indivíduos.

Disponibiliza também, informações de profissionais da saúde de diversos segmentos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de sequelas do AVC, seus familiares e cuidadores. Além disso, desenvolve materiais informativos que poderão ser utilizados por estudantes e profissionais da área de saúde. Estes conteúdos são divulgados em mídias sociais, televisão, rádio e mídia impressa.
A ABAVC busca também incentivos e apoio às pesquisas sobre a doença, tratamento e reabilitação / readaptação.

No Brasil, atualmente o AVC é a segunda causa de morte e a primeira em incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Por isso, desde a sua criação, a ABAVC promove ações de alerta e educativas sobre a doença. A partir de 2010, passou a integrar o grupo das Stroke Support Organizations, ligada a World Stroke Organization, com participações em ações juntamente com os demais países envolvidos.

Em 2016, a associação conquistou a Lei n° 8266 de 19 de Julho de 2016, que institui o Dia Municipal de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC em Joinville, passo muito importante para dar continuidade às ações fomentadas pela ABAVC com apoio dos gestores.
O lema da associação é: AVC – A Vida Continua. Uma demonstração da importância de dar a oportunidade para o individuo retornar ao máximo possível a sua vida plena e poder exercer sua cidadania.

Publicidade
WhatsApp chat