20.8 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralEntidades formam 2ª turma do projeto social de Costura Industrial

Entidades formam 2ª turma do projeto social de Costura Industrial

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Vinte novos costureiros foram formados em treinamento promovido pelo Sindivest e Câmara Têxtil da FIESC em parceria com o Sesi/Senai e apoio da Ampe Brusque

Vinte novos costureiros receberam na noite desta quinta-feira, 15 de junho, o certificado de conclusão da 2ª turma do Curso de Costura Industrial do programa “Costurar está na Moda”. Foram dois meses de aulas de costura gratuitas, totalizando 60 horas de preparação para o mercado de trabalho.

O Curso de Costura Industrial trata-se de um projeto social promovido pelo Sindivest – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, junto com a Câmara Têxtil da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em parceria com o SESI/SENAI e apoio da Ampe Brusque. 

Segundo a presidente do Sindivest, Onésia Liotto, o modelo foi testado com duas turmas em Brusque e uma em Pinhalzinho, no extremo oeste catarinense, e agora será replicado em outras cidades de Santa Catarina, através da FIESC.

“Esse projeto começou através da Câmara da Moda, em um levantamento feito por um Grupo de Trabalho, que elencou a falta de mão de obra em costura como uma das principais dores da indústria. A partir disso, elegemos três grandes áreas para começar os trabalhos: mão de obra, incentivo a pequenas e médias empresas e mudança de visão do setor. Com a parte de mão de obra nasceu esse curso, prototipado a várias mãos e que agora será replicado para toda Santa Catarina”, comenta.

Aulas

O Curso de Costura Industrial é 100% prático, com a grade curricular desenvolvida pelos próprios diretores de empresas do segmento. Para a prática, os alunos receberam a doação de matérias-primas e peças talhadas para o desenvolvimento de seus protótipos. As aulas foram ministradas pela costureira Cidamara Sabrina Debatin, que tem 25 anos de experiência com costura, e se viu como professora pela primeira vez, com o desafio de preparar novos profissionais para o mercado. 

“Eu comecei a costurar com 13 anos, já no trabalho, tive que aprender na prática. Passei por muita dificuldade nesse começo e quis facilitar e trazer ao máximo essa minha experiência para contribuir com a jornada desses novos profissionais. Nas primeiras aulas eles conheceram as máquinas e suas diferenças, depois começaram a passar as linhas e já foram costurar os retalhos para entender a formação do ponto e o que é realmente a costura, até chegar na fase da construção da peça”, explica a professora.

A recém-formada Elizamar Rodrigues Molin destacou em seu discurso os desafios e a evolução de todos nesse período. “Todo começo é desafiador e podemos dizer “que bom”, pois sem desafios a evolução não se faz presente. Foram noites onde o cansaço de chegar do trabalho, sedia espaço para a vontade de aprender mais sobre costura. Durante o curso tivemos que resolver alguns problemas pessoais, mas poucos foram tão desafiadores como passar a linha em certas máquinas. Acredite que a costura nunca será em vão. Costure com carinho, para que as pessoas possam ser vestidas com amor”, enfatizou a oradora da turma. 

A costureira recém formada Beatriz Fernandes, agradeceu pela oportunidade de estudar. “Foi muito maravilhoso. Na primeira vez que eu sentei na frente da máquina pensei “como eu vou passar a linha nisso daqui”, passei duas horas tentando, mas valeu a pena pois depois que eu aprendi e já ia com a prática. Quero muito continuar participando de outros cursos, pois você já sai bem direcionado e encaminhado para o ramo do vestuário”, comentou. 

Segundo a gerente executiva do SESI/SENAI, Silvana Meneghini, é motivo de alegria entregar mais uma turma de costura para as indústrias da região. “Sabemos da escassez de mão de obra qualificada para todas as áreas. Esse treinamento desenvolveu as competências e habilidades básicas para iniciar no mercado. Já estamos trabalhando para uma próxima turma e também para cursos mais avançados, para que essas pessoas também consigam dar sequência a sua formação na jornada de desenvolvimento”, diz. 

Interessados em participar da 3ª turma podem entrar na fila de espera pelo whatsapp (47) 9639-4351.

Publicidade
WhatsApp chat