22.7 C
Brusque
sexta-feira, abril 12, 2024
InícioNotíciasSaúdeHospital Azambuja: 121 anos de trajetória marcados por conquistas e expansão

Hospital Azambuja: 121 anos de trajetória marcados por conquistas e expansão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja comemora hoje, em 29 de junho, seu 121º aniversário, marcando mais de um século de uma trajetória dedicada ao cuidado da saúde. Desde o seu início, o hospital desempenhou um papel vital no atendimento à população de Brusque, oferecendo cuidados médicos essenciais.

Situado no bairro Azambuja, o hospital faz parte da instituição da Igreja Católica e tornou-se conhecido como Hospital Azambuja, em referência ao local onde está localizado. O bairro é famoso por abrigar o Santuário em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, um importante local de peregrinação e devoção religiosa.

Ao longo de sua história, o Hospital Azambuja tem sido reconhecido como uma instituição de referência, proporcionando atendimento médico de qualidade e promovendo o bem-estar da comunidade. Com uma equipe dedicada de profissionais de saúde e equipamentos modernos, o hospital continua a evoluir para atender às necessidades em constante mudança da população local e regional.

Neste aniversário de 121 anos, o Hospital Azambuja celebra sua história e olha para o futuro com entusiasmo. O compromisso com a excelência no cuidado médico permanece inabalável, e a instituição permanece firme em sua missão de bem cuidar.

Conquistas

No último ano, o Azambuja trouxe novos serviços à cidade de Brusque, expandindo sua gama de atendimentos e se posicionando como um hospital de referência em Santa Catarina. Destaca-se a inauguração da UTI Neonatal, que desde o dia 4 de julho de 2022 passou a atender em sua estrutura recém-nascidos e bebês de até seis meses de vida, que necessitam de cuidados intensivos. Atendimentos estes habilitados para pacientes SUS, além de convênios médicos ou particulares.

Além disso, o hospital também conquistou habilitações de alta complexidade para realização de cirurgias bariátricas e de traumatologia e ortopedia, passando a atender pacientes SUS que há muito tempo aguardavam na fila por seus procedimentos.

Outra conquista marcante para o hospital neste último ano, foi a celebração do convênio com o Governo do Estado, para a liberação de recursos, na ordem de R$ 12.482.157,40, destinados à construção da nova Torre de Serviços Hospitalares, principal projeto de expansão do Azambuja, cuja obra já foi iniciada em abril deste ano.

Fachada do hospital com a nova torre (Imagem/Divulgação)

A nova torre terá seis andares e permitirá a ampliação do centro cirúrgico que hoje conta com seis salas e passará a contar com 10. Também serão instalados UTI Neonatal com 10 leitos de cuidados avançados e seis leitos de cuidados intermediários, lactário, leitos de internação clínica, 20 leitos de UTI adulto, salas de centro cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Com o projeto, serão beneficiados cerca de 300 mil habitantes não só do município de Brusque, mas de toda a região. Além do investimento do Governo do Estado, o hospital terá uma contrapartida de cerca de R$ 2 milhões.

“É uma obra bastante aguardada por toda equipe do Hospital Azambuja, pois entendemos a relevância que ela terá nos serviços oferecidos pela instituição, a toda comunidade de Brusque e região. Como é crescente o número de habitantes nas cidades que atendemos, é necessário que também o hospital amplie sua capacidade de atendimento, algo que viemos fazendo a todo tempo, otimizando nossos espaços, como também nossos protocolos junto às equipes, oferecendo novos serviços e especialidades, a fim de garantir tratamentos e procedimentos com excelência e qualidade. E a nova torre vem para nos permitir a ampliação do nosso Centro Cirúrgico, nossas UTIs e também área de internação”, ressalta o gestor hospitalar, Gilberto Bastiani.

Com uma trajetória de 39 anos à frente da administração do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke celebra os novos tempos da instituição, que se destacam por uma história de trabalho árduo e superação. Ao longo de 121 anos de existência, o hospital tem se dedicado em oferecer seus serviços à população de Brusque e às comunidades da região, evoluindo gradativamente e enfrentando desafios ao longo do caminho. “À medida que celebramos esses 121 anos, reconhecemos o empenho contínuo de prestar serviços de qualidade à comunidade. O hospital tem passado por uma transformação significativa, ampliando suas capacidades e atualizando-se para atender às necessidades da população. Desejo destacar a dedicação de todas as equipes envolvidas, bem como o trabalho incansável do nosso gestor hospitalar, Gilberto Bastiani”, enfatiza Pe. Nélio.

O provedor do Hospital Azambuja, Ingo Fischer, também ressalta a importante trajetória da instituição. “Celebramos a marca de 121 anos de dedicação ininterrupta do Hospital Azambuja ao cuidado da saúde e ao bem-estar de todos que passaram pelas portas da instituição ao longo dessas décadas. Hoje, o Azambuja se destaca como uma referência regional em saúde, com uma equipe de profissionais dedicados, tecnologia de ponta e um compromisso inabalável com a qualidade do atendimento. Estamos orgulhosos de poder oferecer uma ampla gama de serviços médicos e hospitalares, desde emergências e cirurgias complexas, até tratamentos especializados e cuidados paliativos. E o sucesso alcançado não seria possível sem o apoio e confiança da comunidade de Brusque e região. Agradecemos a cada paciente, familiar, colaborador, médico, enfermeiro, técnico, voluntário e parceiro que contribuiu para a construção dessa história de sucesso. Cada um de vocês é parte fundamental desse legado e merece nossos sinceros agradecimentos”, comenta.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, parabeniza o Hospital Azambuja pelos trabalhos realizados ao longo dessa história centenária. “Neste dia especial, gostaria de parabenizar calorosamente o Hospital Azambuja por seus 121 anos de uma trajetória marcada pelo comprometimento e dedicação à saúde da nossa querida cidade de Brusque. Como médico do corpo clínico desta instituição há muitos anos, tive o privilégio de testemunhar de perto as transformações pelas quais o Azambuja passou, sempre buscando oferecer um atendimento de qualidade e excelência à nossa população. Faço questão de dizer sempre que o Hospital Azambuja é a única instituição da cidade que nunca fechou a porta. Ele atende 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Então é uma instituição extremamente acolhedora e que a população tem a certeza de que estará sempre com a porta aberta, à disposição de quem precisar. Todas as pessoas, independentemente de qualquer fator externo, são acolhidas na instituição e para mim é extremamente gratificante ter participado de uma pequena parte dessa história.

Que continuemos trilhando esse caminho de sucesso, proporcionando cuidados médicos e hospitalares cada vez mais avançados e humanizados. Parabéns, Hospital Azambuja, e que venham muitos anos de história pela frente”, frisa Dr. Osvaldo.

Referência em cirurgias cardíacas

A conquista mais recente do Hospital Azambuja foi a habilitação em alta complexidade para realização de cirurgias cardiovasculares e procedimentos em cardiologia intervencionista; cirurgias vasculares e procedimentos endovasculares extracardíacos e laboratório de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde. No dia 14 de junho foi realizada a primeira cirurgia cardíaca na instituição, um marco histórico para o hospital e para a própria cidade de Brusque.

O diretor técnico do Azambuja, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, expressa seu orgulho pelas conquistas alcançadas nos últimos anos, consolidando a instituição como um destaque no cenário da saúde em Santa Catarina. “O Hospital Azambuja tem se expandido significativamente, e como médico, fico imensamente satisfeito com todas as conquistas alcançadas. Mantemos o atendimento humanizado como prioridade, pois é o cerne da área da saúde. Nossa luta é pelo bem-estar e qualidade de vida de cada indivíduo que passa por nossas portas”, complementa o diretor.

Com um olhar voltado para o futuro, o Hospital Azambuja continua em constante evolução, buscando novas formas de aprimorar seus serviços e garantir o melhor atendimento possível à comunidade. As conquistas alcançadas ao longo de 121 anos de trajetória são celebradas, e o compromisso com a excelência no cuidado médico permanece firme.

Texto: Comunicar Jornalismo/Carina Machado

Publicidade
WhatsApp chat