20 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralCDL Brusque apoia projeto de empreendedorismo infantil do CEI Nova Brasília

CDL Brusque apoia projeto de empreendedorismo infantil do CEI Nova Brasília

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Itens artesanais produzidos pelos alunos do pré-escolar serão expostos no Sábado Fácil do dia 12 de agosto e poderão ser adquiridos pela comunidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) recebeu recentemente a visita do de representantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Nova Brasília, que na oportunidade apresentaram para a entidade o projeto “Empreendedores exploradores: descobrindo o mundo dos negócios”.

Desenvolvido por duas turmas de alunos do pré-escolar, a iniciativa de empreendedorismo infantil começou no mês de junho deste ano no CEI, após a participação da professora Milene Tavares de Araújo na formação continuada da Secretaria de Educação de Brusque. “Motivada pela ideia da formação, sobre explorar espaços lúdicos de aprendizagem, decidi implementar na escola atividades voltadas para a costura. No processo, contei com a colaboração das famílias e das crianças, que ficaram empolgadas com a ideia. Juntos, construímos coletivamente: adquirimos uma máquina de costura e aprendemos a utilizar, criando pequenos objetos”, conta a professora Milene.

Ela ainda destaca que a ideia de comercializar as peças confeccionadas partiu dos próprios alunos, que viram no projeto um potencial de geração de renda. “A partir desse olhar das próprias crianças percebi a necessidade de abordar o empreendedorismo com elas e explorar o tema em sala de aula”, frisa.

Assim, o projeto buscou estimular as crianças a utilizar a máquina de costura e o bordado com agulha mágica para produzirem peças artesanais, disponibilizadas para aquisição da comunidade. Ao todo, 42 crianças, de duas turmas do pré-escolar, participam, em todo o processo de criação da empresa fictícia, desde o nome até a logomarca, desenhada por elas.

Empreendedorismo

De acordo com a educadora, a partir da comercialização dos objetos, a ideia éutilizar os ganhos das vendas para o bem coletivo da turma, fazer com que os alunos conheçam as cédulas de dinheiro e métodos de pagamento, como cartão de crédito/débito e PIX; bem como conhecer técnicas de vendas e setores de uma empresa. “Ao trabalhar com o empreendedorismo infantil, incentivamos as crianças a se tornarem cidadãos criativos, autônomos e empreendedores, preparados para enfrentar desafios futuros, identificar oportunidades e agir de forma proativa. Essa abordagem busca estimular o potencial empreendedor das crianças, promovendo habilidades e mentalidades valiosas ao longo de suas vidas, independentemente da área em que escolham atuar no futuro”, ressalta a professora.

O diretor da unidade de ensino, Alexandre Witkowsky, também ressaltou a importância do projeto, com destaque para o envolvimento dos alunos. “Fiquei surpreso com a iniciativa, em especial pela pouca idade das crianças em relação ao associativismo, tema que normalmente remete a adultos. E vendo a alegria deles em realizar cada passo da atividade, desde a criação até a venda propriamente dita, é gratificante e nos enche de orgulho. Esperamos contribuir para o desenvolvimento global destas crianças”, destaca.

Participação no Sábado Fácil

Como forma de apoiar o projeto, durante o encontro, a CDL Brusque cedeu um espaço na edição do dia 12 de agosto do Sábado Fácil, para que as turmas envolvidas com o projeto possam realizar a venda das peças. Assim, itens como: sacolas de tecido reutilizáveis, bordados de agulha mágica, telinha de lã, chaveiros, vidros de conserva decorados, cachepôs de crochê, entre outros, poderão ser adquiridos pela comunidade no evento. “Ficamos muito felizes com a receptividade da CDL Brusque e temos certeza que essa experiência proporcionará valiosas lições sobre empreendedorismo para as crianças. Elas terão a oportunidade de vivenciar na prática as etapas do processo de venda, desde a preparação até a interação com os clientes, o que irá promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação, negociação e trabalho em equipe”, reforça Milena.

Da mesma forma, o diretor do CEI também enaltece o papel da CDL Brusque para esta importante etapa do projeto. “Esse apoio da entidade foi fundamental para que tivéssemos a oportunidade de concluir mais esta etapa da ação, onde fomos muito bem atendidos pela entidade, que está nos auxiliando em toda a logística necessária para o dia do evento”, acrescenta Witkowsky.

O vice-presidente da CDL Brusque, Walter Kohler, comenta a importância do despertar do empreendedorismo na infância e parabeniza os educadores pela iniciativa. “Para a CDL Brusque é muito valoroso ver o empreendedorismo sendo difundido na escola, nas primeiras idades, pois é uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico, importante para o futuro desses alunos. Estamos ansiosos por este dia e temos a certeza que este projeto é uma semente que colherá ótimos frutos no futuro”, pontuou Kohler.

Publicidade
WhatsApp chat