20.2 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasSegurança PúblicaBrusque está, novamente, entre as cidades com menor índice de mortes violentas...

Brusque está, novamente, entre as cidades com menor índice de mortes violentas no Brasil

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta Jaraguá do Sul em primeiro lugar no Estado

A cidade de Brusque aponta, mais uma vez, como um dos municípios com menor índice de mortes violentas no Brasil, ao lado de Jaraguá do Sul (SC) e Botucatu (SP). Os dados foram divulgados em receita publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no Anuário de Segurança Pública, com dados de 2022. Acesse o Anuário completo aqui!

Jaraguá do Sul se destaca, mais uma vez, em primeiro lugar no estado. O levantamento considera as cidades com mais de 100 mil habitantes.

De acordo com o delegado Fernando de Faveri, responsável pela 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil, há uma divergência de informações quando se refere a homicídios e mortes violentas, porque, nesse aspecto, Brusque muda de posição em ambos. Mas, os dois, buscam as fontes no Anuário da Segurança Pública, divulgado em julho deste ano, com dados de 2022.

E esse foi justamente o tema do programa da Hora desta terça-feira, 8 de agosto, em entrevista ao vivo com o delegado Fernando de Faveri, que esteve nos estúdios da Diplomata FM para falar a respeito do tema. Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista completa na íntegra
Delegado Fernando de Faveri. (Foto: Diplomata FM)

Considerando a publicação do Anuário da Segurança Pública 2023, com dados relativos de 2022, tem se avolumado o debate acerca do ranking de municípios, crimes violentos, tipos de crimes ocorridos no Brasil, porque o Anuário é bem completo nesse aspecto

destaca o delegado regional.

Brusque se encontra, mais uma vez, entre os dez mais seguros do país, tal como já ocorreu nos últimos anos, e esse índice pode variar, dependendo do crime coletado. “De qualquer modo, Brusque permanece no topo do ranking com relação a dados positivos, juntamente com Jaraguá do Sul”, enfatiza de Faveri.

O delegado lembra que houve um grande crescimento populacional na cidade, e, apesar disso, a criminalidade violenta se mantém controlada, constante, graças ao trabalho das polícias, da sociedade civil organizada, dos índices de desenvolvimento humano, entre outros aspectos locais. “Da parte da Polícia Civil, tentamos manter o máximo de eficiência e resolução de casos de crimes graves, fazendo com que aquele que eventualmente cometeu um homicídio ou um crime violento, seja identificado, preso e punido. Esse é o papel da Polícia Civil”, atribui.

No cenário estadual, Santa Catarina se apresenta também em destaque em âmbito de país com relação aos índices de segurança pública.

“É importante mencionar que esses dados muito favoráveis da cidade não podem obscurecer outros dados, pois temos uma violência no trânsito, uma criminalidade patrimonial alta e violência doméstica. Se estamos muito bem posicionados na questão da criminalidade violenta, precisamos, ao mesmo tempo, ficar atentos e vigilantes com relação aos demais crimes. Cito, por exemplo, os estelionatos, os golpes virtuais, que tem aumentado muito após a pandemia e se mantiveram altos desde então. Segurança Pública tem que ser vista como um todo e estamos vigilantes a isso”, conclui Dr. Fernando.

O índice analisa a taxa de mortes violentas intencionais, que engloba os casos de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Brusque recebeu a taxa de 2,8, assim como Botucatu. Já Jaraguá do Sul ficou com a pontuação de 2,2.

Saiba mais

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em julho de 2023, tem 360 páginas. O delegado apresentou as principais observações que merecem ser citadas localmente, no que se refere a nossa segurança pública, afinal, elas foram fornecidas oficialmente por cada estado, pincipalmente em relação a ranking e comparabilidade com outras regiões. O documento apresenta e analisa dados de registros da polícia, com números sobre crimes e violência no Brasil: homicídios, latrocínios, estupros e demais crimes sexuais, abuso infantil e outros.

Cidade mais violenta do país

Jequié, na Bahia, teve a maior média de mortes do país proporcional a sua população em 2022, com 88,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Jequié tem 158 mil habitantes.

Na contrapartida está Santa Catarina, com duas cidades na lista das 10 com menor índice de mortes violentas no Brasil, junto com Botucatu 9SP), conforme aponta o Fórum. Em primeiro lugar está outro município catarinense: Jaraguá do Sul. O levantamento considera as cidades com mais de 100 mil habitantes. Brusque e Jaraguá do Sul se mantêm entre os dez municípios mais seguros do país.

Publicidade
WhatsApp chat