20.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasEducaçãoEstudantes de Guabiruba são premiados pelo concurso “Poetizando meu Vale”

Estudantes de Guabiruba são premiados pelo concurso “Poetizando meu Vale”

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Nesta quarta-feira, 09, três alunos de Guabiruba foram premiados por meio do Concurso Poetizando Meu Vale – A Cultura do Vale Europeu Catarinense, do Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI).
O concurso tem como objetivo, pela percepção dos alunos dos quartos anos, conhecer e divulgar a cidade em que estão inseridos na região turística do Vale Europeu. Os estudantes de Guabiruba, e dos outros 11 municípios participantes, assistiram a palestras e produziram poesias sobre os mais diversos temas sobre Guabiruba e o vale. Cada escola selecionou três poesias, que foram avaliadas pelos jurados municipais.

As três poesias escolhidas em Guabiruba foram:
1° – “Tradição Natalina”, da estudante Catarina Loise Boos Martins, Escola de Educação Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, bairro Guabiruba Sul
2° – “Linda é a Guabiruba”, da estudante Ana Rute Grimm de Avila, Escola de Educação Básica Municipal Osvaldo Ludovico Fuckner, bairro Lageado Baixo
3° – “Os Municípios do Vale Europeu”, da estudante Lara Luchtenberg, Escola de Educação Básica Municipal Arthur Wippel, bairro Centro

O professor Jair Soares de Oliveira, do quarto ano na Escola Professora Anna Othília Schlindwein, comenta como foi o processo de produção e aprendizagem da poesia vencedora. “Foi um trabalho bem longo e teve início no começo do ano letivo, quando foram trabalhados aspectos dos municípios para as crianças conhecerem e terem assuntos para escreverem. Junto do trabalho realizado em cima da poesia e da sua produção, a turma demonstrou um bom destaque, onde a Catarina teve seu destaque individual conquistando o primeiro lugar”, afirma Jair.

A aluna Catarina Loise Boos Martins não escondeu sua felicidade ao receber o prêmio “Fiquei muito feliz e foi uma experiência muito legal realizar a poesia sobre o município.” A mãe, Rubia Silva Boos Martins, ressalta a dedicação da filha. “A Catarina é muito dedicada nos estudos e quando ela apresentou a poesia a gente sentia muita segurança e sabemos que ela sempre teve potencial e ficamos muitos felizes com o resultado que ela conquistou”, pontua Rubia.

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, comenta sobre a importância da atividade. “Transformar as belezas de Guabiruba em poesia é uma forma de celebrar e enaltecer nosso município. O concurso promove uma competição saudável entre os alunos, instigando a curiosidade de saber mais sobre o lugar que residem”, ressalta a gestora.

O Vale Europeu

O Vale Europeu Catarinense é uma região turística que vem se destacando pela sua preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores estão presentes na gastronomia, festas típicas, jardins, arquitetura, as paisagens naturais são fantásticas e vem atraindo turistas do mundo todo. O CIMVI juntamente com os municípios trabalha pela preservação sustentável da cultura. O concurso de poesia fomenta a busca pelo conhecimento do potencial do Vale Europeu Catarinense.

Publicidade
WhatsApp chat