24.5 C
Brusque
sexta-feira, novembro 8, 2024
InícioNotíciasCulturaAcademia de Letras de Brusque celebra dez anos e empossa novos acadêmicos

Academia de Letras de Brusque celebra dez anos e empossa novos acadêmicos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Sessão Solene de diplomação e posse ocorreu na noite desta quinta-feira, 10

“Nossa Academia deixou de ser menina. Agora, já não conjuga verbos comuns, observa pontos, vírgulas, acentos, espaços, regras ortográficas, sonoridade das palavras […] Vencido os dez anos de profícua caminhada, garimpamos em terra fértil do mundo literário mais quatro pensadores de quilate literário para na ALB-Brusque fazerem carreira louvável”. Com um trecho da poesia de Maria Terezinha Debatin foi marcada a data de 10 de agosto para a seccional em Brusque da Academia de Letras do Brasil (ALB), com uma noite de celebração e alegria à arte e à sabedoria.

A posse de quatro novos membros durante o evento solene também celebrou os dez anos de fundação da seccional. A solenidade foi realizada no restaurante do Clube Esportivo Paysandu, com presença dos acadêmicos, imortais da seccional, autoridades municipais e demais convidados.

Os novos imortais eleitos em 2023 são Fernanda Analu Marcola, Herbert Von Buettner Pastor, Talita Garcia e Rogério Adilson Lana.

Após a cerimônia, os convidados participaram de um jantar de confraternização.

Dez anos

Fundada em 10 de agosto de 2013, a Academia de Letras do Brasil, Seccional Brusque, tem por finalidade divulgar a cultura literária no município e região, registrar, difundir preservar, e estimular a cultura, história e as realizações literárias do município. Divulgar obras e realizações culturais de personalidades nascidas, residentes, e/ou com estreitos laços com o município. Incentivar e desenvolver as atividades culturais e sociais. A Entidade tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo as letras e as artes, conforme as normas da Academia de Letras do Brasil, que possui seccionais em todos os estados do país.

A seccional visa reunir pessoas que se destacam na literatura, na produção textual, na leitura e na cultura a fim de ampliar as discussões e ações na área da linguagem. A Academia de Letras do Brasil é uma entidade cultural, com sede em todos os estados do país, e tem como objetivo apoiar todos os escritores, independente do gênero que escrevem, e divulgar a literatura, usando-a como instrumento de inclusão e buscando desenvolver projetos culturais no Brasil e em outros países.

A seccional tem como presidente de honra a sua fundadora, a imortal escritora Terezinha Andrade Vieceli, que ocupa a cadeira número 1. O patrono da seccional é o brusquense Wilson Erasmo Quintino dos Santos (In Memorian).

Noite de festa, alegria e celebração à arte e à sabedoria

Convidada especial do evento, a professora doutora Maria do Rosário Knechtel, da Academia de Letras do Paraná, compôs a mesa de autoridades, que é membro da Academia Paranaense de Letras. Ela, que é PhD em Sociologia da Educação e Meio Ambiente, destacou em entrevista ao Jornal da Diplomata a satisfação em vir a Brusque novamente prestigiar um evento da Academia de Letras.

A Presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Brusque é a escritora Maria Terezinha Debatin, que ocupa a cadeira de número 8. Ela falou ao Jornal da Diplomata.

A partir de 10 de agosto, quatro novos acadêmicos passam a integrar a seccional de Brusque da Academia de Letras do Brasil. A cadeira de número 3 agora é ocupada pela escritora Fernanda Analu Marcola, que escolheu como sua patronose a escritora Clarice Lispector. Fernanda falou sobre sua posse ao Jornal da Diplomata.

A cadeira de número 5 agora é ocupada por Herbert Von Buettner Pastor, também empossado na noite de 10 de agosto na seccional. Ele escolheu como seu patrono o poeta Lindolf Bell e também foi ouvido pelo Jornal da Diplomata na ocasião da sua noite de posse.

Rogério Adilson Lana assumiu a cadeira de número 7 da seccional da Academia Brasileira de Letras. Ele escolheu como seu patrono o escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto. Lana também falou ao Jornal da Diplomata na ocasião.

A Jornalista, atriz e escritora Talita Garcia assume a cadeira de número 9 da Academia de Letras do Brasil – seccional Brusque. Ela escolheu como sua patronesse Maria Luiza Renaux (Bia Renaux). Talita falou ao Jornal da Diplomata.

Conheça os acadêmicos da Academia de Letras do Brasil – Seccional Brusque

Cadeira (1) -Terezinha Andrade Viecelli – Patrono: José Carlos Mauro de Vasconcelos em 10.08.2013.

Cadeira (2) – Marcos Eugênio Welter – Patrono: Afonso Eugênio Welter em 12.10.2013.

Cadeira (3) – Acadêmico- Fernanda Analu Marcola – Patronose: Clarice Lispector 10.08.2023

Cadeira (4) – Acadêmico Gilberto Rau – Patrono: Octacílio Schüler Sobrinho, em 12.04.2014

Cadeira (5) – Herbert Von Buettner Pastor- Patrono: Lindolf Bell 10.08.2023

Cadeira (6) – Acadêmica Maria Glória Dittrich- Patrono Henry Bérgson, (filósofo, escritor e diplomata francês) em 19.03.2022

Cadeira (7) – Rogério Adilson Lana – Patrono: Ziraldo Alves Pinto 10.08.2023

Cadeira (8) – Acadêmica Maria Teresinha Debatin – Patronesse – Cora Coralina em 18.04.2015.

Cadeira (9) – Acadêmica – Talita Garcia Patronese: Maria Luiz Renaux (Bia Renaux) 10.08.2023

Cadeira (10) – Acadêmico Reinaldo dos Santos Cordeiros – Patrono José Germano Schaefer – em 18.04.2015.

Cadeira (11) – Acadêmico Aldo Maes dos Anjos – Patrono Robson Gallassini em 19.03.2022

Cadeira (12) – Acadêmico- Rogério Ristow – Patrono – Rui Barbosa em 27.05.2016

Cadeira (15) Jucilene de Souza Rezini – Patrono Laércio Knihs em 19.03.2022

Cadeira (16) – Acadêmico- Ricardo Vianna Hoffmann – Patrono – Ayres Gevaerd em 27.05.2016

Cadeira (17) – Acadêmico- Beatriz Teresinha Dias – Patrono – Padre Leo Tarcísio Gonçalves em 27.05.2016

Cadeira (18) – Acadêmico Alcino Müller – Patrono – Carvalho Junior, em 19.03.2022.

Confira galeria de fotos do evento!

Publicidade
WhatsApp chat