20.5 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralInteligência artificial marca encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr

Inteligência artificial marca encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A inteligência artificial (IA) e como ela pode ser usada para melhorar o dia a dia das empresas foi o tema principal da reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizada na noite desta terça-feira, 15 de agosto.
O encontro foi conduzido pelos nucleados, Paulo Henrique Chaves e Marcos Flores, que apresentaram um panorama geral sobre a IA e como os empreendedores podem se beneficiar de inúmeras ferramentas para otimizar o trabalho e, assim, ganhar mais tempo para um contato próximo com os clientes, aprofundando as relações.
“Muitas pessoas estão entendendo que a IA pode facilitar, outras acreditam que é um problema. A meu ver, é um facilitador, porque a IA não faz nada por nós, mas nos auxilia na conclusão de tarefas mais rapidamente.

Como nosso Núcleo é formado por jovens que são empreendedores e sentem o tempo escasso, esses programas de IA podem facilitar o trabalho”, destaca o coordenador, Nicolas Krieger.
O nucleado Marcos Flores apresentou os conceitos e quais tipos de IA existem, além de toda a discussão ética e o futuro das profissões relacionadas à inteligência artificial. “É como o boom que teve da internet 20 anos atrás. Podemos até ter ignorado, mas 20 anos depois, ou seja, hoje, ninguém mais vive sem. É a questão de surfar essa onda, que virá de forma arrebatadora”, diz.

Segundo ele, a IA pode ser uma oportunidade para aperfeiçoar os negócios. “O pessimista diz que a IA vai tirar nossos empregos. Já o otimista diz que IA vai tirar o trabalho, ou seja, vai sobrar tempo para se especializar, ter um feedback do cliente e retomar aquilo que ao longo dos anos se perdeu: a humanização do contato. Muitas oportunidades podem surgir a partir da IA”, observa.
O nucleado, Paulo Henrique Chaves, já incorporou a inteligência artificial em vários processos de seu negócio e, na reunião de terça-feira, apresentou aos empreendedores algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a rotina. “São tão simples que qualquer empreendedor, em qualquer área, pode utilizar. Quem não caminhar junto com a tecnologia, vai ficar para trás no mercado”, destaca.

Novidades
Uma das ferramentas apresentadas no encontro foi a Gamma.app, que monta apresentações sobre os mais variados temas. “A única coisa necessária é dominar o assunto. Você coloca o tema, os tópicos que quer apresentar e a IA gera em torno de 10 a 20 slides. Para quem precisa de uma ferramenta ágil, essa é uma delas”.
Outra ferramenta de IA apresentada foi a Predis.ai, que gera imagens e textos para publicações no LinkedIn, Instagram, Facebook e Google Meu Negócio. “É uma ferramenta bem completa, que vai ajudar a fazer publicações criativas para as redes sociais, que é algo que exige bastante tempo”, destaca Paulo.

Publicidade
WhatsApp chat