22 C
Brusque
sexta-feira, abril 12, 2024
InícioNotíciasEducaçãoTerceira Quarta com Filosofia recebeu os filósofos Adilson Colombi e Nivaldo Alves

Terceira Quarta com Filosofia recebeu os filósofos Adilson Colombi e Nivaldo Alves

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O padres Adilson e Nivaldo se dedicam por décadas ao Ensino Superior de Brusque e região

No ano em que o curso de Filosofia da Faculdade São Luiz celebra 90 anos de ensino em Brusque, o curso quis promover um encontro especial na data que se celebrou o Dia do Filósofo. Na quinta-feira, 16 de agosto, foi realizada a Terceira Quarta com Filosofia sob as presenças dos padres, professores, doutores Adilson José Colombi e Nivaldo Alves de Souza. Padre Nivaldo foi o primeiro diretor da Faculdade São Luiz.

Adilson José Colombi e Nivaldo Alves de Souza. (Foto: Diplomata FM)

A proposta do evento no mês de agosto foi de promover um bate-papo especial com esses dois importantes filósofos. Juntos, os religiosos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) têm se dedicado por décadas ao Ensino Superior de Brusque e região.

Da esquerda para à direita: diretor da Faculdade, Pe. Silvano Costa, palestrantes Adilson e Nivaldo, e o coordenador do curso de Filosofia, Pe. Aléssio da Rosa. (Foto: Diplomata FM)

90 anos de Ensino Filosófico em Brusque

O Jornal da Diplomata acompanhou o evento, e ao seu término ouviu incialmente o padre Nivaldo Alves de Souza. Para ele, contar sobra uma história de 90 anos do curso de Filosofia é relembrar de um tempo de gerações que contribuíram tanto para seu processo pessoal de formação como de formador. “O curso de Filosofia é a continuidade do que foi criado pelos padres da Congregação Sagrado Coração de Jesus no início do curso. O que contamos aqui são algumas partes dos frutos que produziram esta filosofia, iniciada há 90 anos. São nove décadas para agradecer a Deus por esse ideal que se tornou realidade. Muitos são os valores que levamos adiante”, destaca o padre, que se dedica a 47 anos ao ensino da Filosofia em Brusque.

Padre Adilson José Colombi atuou por muitos anos na instituição de Ensino Superior, lecionando sobre uma Filosofia que auxilia na compreensão da realidade que nos cerca. Ao longo dos anos, padre Adilson lecionou no curso de Filosofia, Administração e também no curso de Contabilidade, da UNIFEBE, iniciando suas disciplinas na década de 1980. Durante esse tempo, Colombi afirma que tentou ensinar a seus alunos tudo o que refletiu ao longo da história como professor. “Sempre uma visão sobre o todo, depois as particularidades”. Outra visão que o define é a de que é impossível entender a realidade atual sem o pensamento moderno. “Só há uma resposta na história e isso só se faz com reflexão. E aí se encontra o valor da Filosofia”, aponta.

Ouça entrevista com padre Adilson!

Questionados por alunos após a palestra a respeito do futuro da Filosofia, se ela um dia vai acabar, ambos foram categóricos em afirmar que não, ela jamais deixará de existir, porque o homem nunca deixará de pensar.

“A Filosofia é estritamente necessária para viver uma vida que vale a pena ser vivida”, declarou Colombi. “A Filosofia é um conjunto de conhecimento e o homem nunca deixará de conhecer. Por isso, a Filosofia não vai ser destruída pelas mudanças que surgem na sociedade, porque ela nada mais é que um conjunto de conhecimentos”, concordou padre Nivaldo.

Ouça entrevista com padre Nivaldo!

Para o diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, foi um privilégio para quem pode participar do encontro. “Se feliz é a pessoa que faz memória da sua história, quem dirá uma instituição. Fazer memória dessa história de 90 anos do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz é falar, não de um passado, somente, mas de um presente e de perspectivas de um futuro. Ter os padres Nivaldo e Adilson conosco é ter essa memória viva da construção – tanto do esforço pessoal deles, quanto dos seus magistérios, que foi de semear na vida de tantos alunos e tantas outras pessoas a filosofia como a arte de pensar e refletir. E, também, falar sobre uma filosofia que se põe a serviço da comunidade”, refletiu o diretor.

Ouça a entrevista com padre Silvano.

Reportagem e fotos: Diplomata FM

Publicidade
WhatsApp chat