20.8 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralGrupo do Bay prepara 30 alunos para maratonas e ultramaratonas nacionais e...

Grupo do Bay prepara 30 alunos para maratonas e ultramaratonas nacionais e internacionais

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No próximo domingo, 27 de agosto, o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay (CPS) levará a Florianópolis, 17 atletas que se desafiarão em uma das provas de atletismo mais emblemáticas da história do esporte: a maratona, com seus 42.195 metros. O grupo faz parte das equipes de Projetos especiais que o CPS realiza ao longo do ano, e que em 2023, está em sua terceira temporada. Eles se somam aos demais nove alunos que também se preparam para maratona na cidade de Curitiba-PR e ainda em provas internacionais, como as maratonas em Buenos Aires (Argentina), Valência (Espanha) e Amsterdã (Holanda).

O educador físico e treinador responsável pelos Projetos, Felipe Guilherme Ristow, conta que há ainda atletas que estão se preparando para sua primeira ultramaratona, no Brasil e na Argentina. “O Projeto consiste na dedicação do aluno, durante um ano, nos treinos para concluir a prova de maratona (42,195km) ou meia maratona (21km). E nesta terceira temporada também temos atletas se preparando para sua primeira ultramaratona. Quando iniciamos o Projeto em 2020 para 2021, contávamos com 12 maratonistas e este ano estamos com 26 pessoas. Também temos o Projeto 21K para quem vai fazer a meia maratona e este ano também estamos com um grupo grande. É para nós, eu e o Bay (José Armando Vasquez Soto) é muito gratificante ver a transformação de vida que todos estes alunos têm durante este ano inteiro de treinos”, revela.

Neste mês de agosto, o Grupo do Bay realizou um café com bate-papo entre os atletas. “Desde a primeira edição nós realizamos esta ação, dias antes da prova-alvo. É um momento bem bacana, porque visualizamos tudo o que passamos no último ano de treinamento, todas as mudanças físicas, mentais, os momentos fáceis, os difíceis, os momentos de vitórias, de tropeços, e é sempre muito recompensador para todos, atletas e treinadores”, explica Ristow, que levou ao encontro o exemplo do atleta Eliud Kipchoge, o corredor de maratona mais rápido do mundo.

Bicampeão olímpico e um dos maiores nomes da história do atletismo, Kipchoge fez história ao estabelecer um novo recorde mundial na maratona. O queniano percorreu os 42,195km da Maratona de Berlim no ano passado, em 2h1m09, 30 segundos abaixo da própria marca anterior, também registrada em Berlim, em 2018.

“Kipchoge é um exemplo para o mundo. Em 2019 ele conquistou um feito que cientistas calcularam que só seria possível em 2075: correr uma maratona em menos de duas horas. Naquele ano, Kipchoge superou o limite humano e se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Foi um evento preparado especialmente para ele alcançar esta marca, e ele completou, aos 34 anos, em 1h59min40s. Ao trazer o exemplo do Kipchoge aos nossos alunos, relembramos a mentalidade de crescimento deste atleta, que sempre fala da autodisciplina; planejamento; de fazer o que precisa ser feito, sem desculpas; de acreditar no seu potencial; de ter consistência; não desistir. E como ele sempre fala, estar confortável, fora da zona de conforto. Se você se propõe, bota um sorriso no rosto, olha para frente e vai. Não limite os seus sonhos”, enfatiza Ristow.

Uma novidade na terceira edição dos Projetos, foi a vinda de uma psicóloga esportiva ao Grupo do Bay. “Percebemos que era preciso trazer uma profissional da psicologia esportiva para orientar o grupo, para trabalhar o lado psicológico da equipe. E realmente este trabalho foi fantástico e fez um diferencial muito grande, todos gostaram muito e temos tido um ótimo resultado”, afirma o treinador.

Corrida para iniciantes

O educador físico comenta ainda que paralelo aos Projetos, o CPS Grupo do Bay atua com alunos que estão iniciando na corrida. “Os Projetos são a parte de elite do nosso Grupo, mas a grande maioria do pessoal que está conosco, são pessoas que estão iniciando na corrida e fazemos este trabalho de preparação e treino. E o apoio do grupo é muito importante, pois quando estamos reunidos de pessoas com o mesmo interesse e vontade, um acaba puxando o outro e essa atmosfera é muito favorável para alcançarmos nossos objetivos. Então o pessoal que está interessado em começar a correr, eles têm dificuldades similares e trocam toda essa experiência com outras pessoas que estão passando por esta etapa, ou que já passaram e tudo isso ajuda a tornar o processo muito mais fácil e sociável. A atmosfera que forma entre os alunos é algo muito importante e estamos sempre de portas abertas para receber a todos”, complementa.

Fonte: Comunicar Jornalismo

Publicidade
WhatsApp chat