33.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasGeralJustiça Eleitoral vai usar nova eleição em Brusque para ampliar projetos pioneiros...

Justiça Eleitoral vai usar nova eleição em Brusque para ampliar projetos pioneiros de melhoria da votação e apuração

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No dia 3 de setembro, eleitores de Brusque voltam às urnas para eleger novo prefeito e vice-prefeito. Na ocasião, além de cumprir com o seu papel de garantir o livre exercício do voto, a Justiça Eleitoral catarinense vai aproveitar a oportunidade para expandir projetos inovadores de melhoria do pleito.

O objetivo é aperfeiçoar o processo de votação para as próximas eleições, testando e ampliando ações como: a ferramenta Solução QRTot — aplicativo que lê os boletins de urna por meio de QR Code; o Projeto Escuta Ativa, pesquisa de satisfação com mesários e eleitores; e a realização das auditorias públicas e da própria totalização em uma escola, ambiente externo, ampliando a transparência.

QRTot permite acompanhar a conformidade dos resultados

Desenvolvido em 2022 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a solução possibilita que qualquer pessoa utilize a câmera do seu smartphone para ler o código (QR Code) presente nos Boletins de Urna (BU) — documento emitido em cada seção eleitoral assim que a votação encerra. O aplicativo traz ainda mais transparência e agilidade na leitura dos boletins, garantindo que o eleitor ateste a sua conformidade.

O QRTot agora também possibilita que o usuário acompanhe os dados de todas as seções onde os boletins já foram lidos, assim como o resultado compilado.

Esse acompanhamento, somado à leitura oficial das mídias de resultado das urnas – que ocorrerá normalmente –, adiciona mais uma camada de confiabilidade, uma vez que os dados podem ser comparados para atestar a integridade do sistema de votação eletrônico.

Na nova eleição de Brusque, os próprios mesários foram orientados e treinados a lerem os boletins logo após o término do pleito, às 17h, utilizando o QRTot. A supervisão da ação ficará por conta do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Ainda, o Tribunal disponibilizará um folder aos mesários, com essa e outras informações compiladas dos materiais de treinamento, o qual servirá para consultas rápidas.

Escuta Ativa: Ouvidoria do Tribunal vai até mesários e eleitores

O TRE-SC promoverá ainda o Projeto Escuta Ativa, uma pesquisa de caráter acadêmico-científico para coletar as impressões tanto de mesários quanto de eleitores sobre os trabalhos eleitorais.

O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, explica que a ação também visa melhorias para eleições futuras, na busca “do que podemos fazer para atender melhor o mesário na função que ele desempenha e o eleitor no conjunto eleitoral”, ressalta.

A Escuta Ativa é um programa capitaneado pela Ouvidoria do Tribunal, e será aplicada pela empresa VR Consultoria, que já realizou pesquisas similares em outros Regionais e venceu o edital aberto pelo TRE catarinense.

Escola vai concentrar auditorias, palestras e totalização

Na sexta-feira anterior ao pleito, dia 1º de setembro, alunos do Colégio Cônsul Carlos Renaux, localizado no centro de Brusque, poderão participar de uma palestra sobre o papel da Justiça Eleitoral, que contará com urna eletrônica de demonstração e oportunidade de perguntas dirigidas a servidores do TRE-SC.

Ainda na sexta, o colégio receberá o primeiro passo da Auditoria de Verificação de Integridade das Urnas. Cédulas de papel contendo as candidaturas oficiais serão entregues a estudantes voluntários não-eleitores, que vão preenchê-las e depositá-las em 5 urnas de lona, das quais 2 participarão da auditoria.

No domingo, no mesmo horário da eleição, as cédulas serão lidas e os votos registrados em 2 urnas eletrônicas, que seriam efetivamente utilizadas no pleito. Ao final, são comparadas as informações das cédulas em papel com aquelas das urnas eletrônicas para aferir a conformidade e a segurança do sistema.

As urnas a serem submetidas à auditoria de integridade de funcionamento serão sorteadas dentre aquelas preparadas para a eleição, sob coordenação dos Juízos Eleitorais e na presença dos representantes dos partidos políticos, convidados à cerimônia. Ainda, foram chamados para atuarem como auditores-voluntários advogados de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de municípios vizinhos a Brusque.

O evento de auditoria de integridade das urnas ocorre em uma audiência pública, e poderá ser acompanhado por veículos da imprensa e interessados, assim como pelo canal do YouTube do TRE-SC.

Por fim, após a votação, os procedimentos de totalização também ocorrerão na escola, quando as mídias de resultado de cada seção eleitoral serão recebidas, os votos computados e o resultado divulgado.

Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Publicidade
WhatsApp chat