15.4 C
Brusque
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioNotíciasSaúdeCom foco no Setembro Amarelo, SESI de Brusque oferece serviços de prevenção...

Com foco no Setembro Amarelo, SESI de Brusque oferece serviços de prevenção à saúde mental

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Os cuidados e o debate sobre a saúde mental ficam ainda mais evidentes durante este mês, quando ocorre a campanha nacional do Setembro Amarelo. A ação marca iniciativas de prevenção ao suicídio, com o objetivo de auxiliar a sociedade na identificação de pessoas que precisam de ajuda, além de desmistificar o tema que muitas vezes ainda é tratado de forma superficial e sem conhecimento específico. Pensando na saúde não só do corpo, mas principalmente da mente, o SESI de Brusque também vem atuando nesse sentido.

A instituição firma parcerias com empresas e indústrias, que cada vez mais passam a olhar com sensibilidade para os seus colaboradores. O SESI propõe atuar nesse tema de forma preventiva, com a realização de diagnóstico populacional, assessoria, sensibilização e psicoeducação, além da capacitação e instrumentalização dos líderes para o tema, e atendimento clínico em psicologia.

Conforme a coordenadora do SESI, Iracema Gonçalves de Paulo, os serviços prestados pela instituição não são encaixotados e são modulados conforme a necessidade, levando em consideração diversos elementos que são extraídos em um momento de assessoria inicial com a empresa.

Iracema foi a convidada do Programa da Hora desta segunda-feira, 18 de setembro. Acompanhe a entrevista na íntegra!

“Diversas empresas da nossa região já são nossas parceiras no tema de saúde mental e estamos com ótimos resultados”, comenta. “Periodicamente nossa equipe técnica consolida indicadores dos atendimentos, os quais são discutidos para traçar os próximos passos da nossa atuação. Vale reforçar que estamos sempre preservando o colaborador em não expor nenhum caso individual”, cita.

Além da Saúde da Mental, o SESI trabalha também com a saúde do corpo – que está atrelada ao bem-estar físico e psicológico dos funcionários. A ginástica laboral é uma forma de movimentar o corpo, incentivando a prática de exercícios físicos. O programa conta com cerca de 12 minutos de alongamentos, relaxamento, dentre outras atividades que são planejadas de acordo com a realidade e necessidade da empresa.

“Os momentos de ginástica laboral vão além dos alongamentos”, relata Ana Paula Kohler, supervisora de saúde do SESI. “Levamos também a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde. Os colaboradores recebem de forma positiva intervenções que contribuem para o bem estar e qualidade de vida, e relatam diversos benefícios como a melhora nas dores e desconfortos musculares, melhora da interação entre os colaboradores e aumento da disposição para o trabalho”, completa.

Uma boa conversa salva vidas

O SESI criou, também, uma landing page na internet para compartilhar materiais sobre saúde física e mental, esclarecer dúvidas, além do envio de dados e informações extras sobre o tema. Para ter acesso ao conteúdo basta acessar o endereço eletrônico https://materiais.sesisc.org.br/setembro-amarelo-sesi e fazer o cadastro no portal.

Publicidade
WhatsApp chat