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quinta-feira, maio 2, 2024
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Escola SESI de Brusque convida comunidade para a 1ª Mostra STEAM

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A Escola SESI de Brusque convida alunos, famílias e comunidade para um evento que vai movimentar a educação: a 1ª Mostra STEAM, que acontece no sábado (30). Focado na tecnologia, engenharia e ciência, o evento exibe trabalhos e atividades desenvolvidas em sala de aula por meio da metodologia exclusiva da rede SESI.

A mostra acontece das 9h às 15h em dois endereços: na Escola SESI, na Avenida Dom Joaquim, 588, Jardim Maluche, e no SENAI, na Avenida Primeiro de Maio, 670. A visita é totalmente gratuita.

O termo STEAM é a abreviação em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Conforme a coordenadora educacional da escola, Louise Caetano, por meio do aprofundamento e interdisciplinaridade nessas áreas do conhecimento, os estudantes transformam problemas em oportunidades para aplicar tecnologias em projetos.

“Será um dia especial para vivenciar a metodologia e conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos, que trabalham em equipe para solucionar problemas, propor soluções e calcular riscos”, explica ela. “Queremos mostrar para a comunidade que, por meio de uma metodologia singular, da criatividade, do trabalho em equipe e da sustentabilidade, trabalhamos com o desenvolvimento integral do aluno e com a construção de competências e habilidades para a resolução de problemas que irão acompanhar esses jovens por toda a vida”, completa.

Para o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira, “há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”.

Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.

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