19 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaBiblioteca Pública Ary Cabral conta com 33 mil obras e uma média...

Biblioteca Pública Ary Cabral conta com 33 mil obras e uma média de mil empréstimos por mês

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Grande procura demonstra que os livros sempre terão seu lugar reservado no gosto dos apaixonados pela leitura

Você pode imaginar um mundo atual sem a intervenção das mídias digitais para viver? é quase impossível. Mas, para os apaixonados por livros, o mundo virtual fica em segundo plano quando se trata da leitura física. Há quem prefira as leituras virtuais, mas, a grande maioria ainda prefere sentir o folhear das páginas e a magia do cheirinho de papel que só o livro proporciona.

Em Brusque, chama atenção o alto número de empréstimos de livros feitos na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral. Ao mês, são feitos cerca de mil empréstimos dos títulos catalogados e disponíveis para o público devidamente cadastrado. Feito o cadastro, é só buscar pela obra desejada, e devolver no prazo de 15 dias.

Continuamente atualizado, o site da Fundação Cultural armazena importantes informações sobre a Biblioteca e seu acervo. Acesse e confira.

Biblioteca Pública conta com 33 mil obras e uma média de mil empréstimos por mês. (Foto: Diplomata FM)

De acordo com o bibliotecário Cleber da Silva André, a procura é grande e só tem aumentado a cada mês. “Na Biblioteca Ary Cabral, temos um nível de mil empréstimos mensais”, revela. A Biblioteca é um espaço onde, além de receber os leitores, é um centro de informações e cultural, uma unidade onde as pessoas se encontram e conversam no coração de Brusque.

As aquisições de livros são feitas através de doações e compras. A Biblioteca recebe diversos tipos de doações de títulos, desde literatura, espiritas, religiosos, e que estejam em bom estado de conservação. Também há um orçamento direcionado à compra de livros novos.

O cadastro para fazer empréstimo de livros é bastante simples. Basta comparecer à sede da Biblioteca munido de CPF, RG e comprovante de residência. Não há custo. O prazo para devolução é de quinze dias. Em caso de atraso, é aplicada uma multa de 0,50 centavos por dia. “Vão até a Biblioteca, peguem os livros, eles são de vocês, o que pedimos é que cuidem, porque ele é seu e de outras pessoas”, ressalta Cleber.

Você sabia?

Com 59 anos de fundação, a Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral completará 60 anos em 2024. Possui um acervo de aproximadamente 33 mil obras e uma média de mil empréstimos por mês. Atualmente, o livro de maior interesse dos leitores na hora de fazer empréstimo é a obra “O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, de Charles Duhigg (2012). Em segundo lugar aparece “É assim que acaba”, de Collenn Hoover (2019) seguido de “A sutil arte de ligar o foda-se”, de Mark Manson (2017).

O curioso é que essas obras estão há muito tempo nas vitrines das livrarias físicas e on-line, e sempre estão em falta na biblioteca, justamente pela alta procura e empréstimos. “Aqui há fila de espera por essas e outras obras literárias”, afirma a bibliotecária Kátia Costa.

Publicidade
WhatsApp chat