21.7 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasGeralImas/Hospital Imigrantes realiza ações de conscientização no Outubro Rosa

Imas/Hospital Imigrantes realiza ações de conscientização no Outubro Rosa

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer – INCA projeta 73,6 mil novos casos de Câncer de Mama no Brasil em 2023. O risco estimado é de cerca de 66 casos a cada 100 mil mulheres brasileiras. Para informar e conscientizar sobre a doença, todos os anos o mês de outubro é dedicado à prevenção e informação sobre o Câncer de Mama, por meio da Campanha Outubro Rosa. Para marcar a data, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) realizou no Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque uma série de ações, que impactaram colaboradores e pacientes.

“As ações realizadas foram entregas de lembranças alusiva ao Outubro Rosa aos pacientes, laços rosas em todas as portas do leitos de internação, criação do Corredor da Conscientização – com enfeites de balões rosas simbolizando a prevenção, exposição de cartazes onde cada colaborador podia deixar uma frase de apoio à ação e prevenção, e enfeites nas principais entradas de recepção”, detalha o coordenador de hotelaria Rosemar Pereira.

De acordo com ele, o principal objetivo do Hospital com as ações é movimentar os setores e chamar atenção sobre a importância do Outubro Rosa. “Buscamos conscientizar os pacientes e a equipe interna sobre a prevenção do Câncer de Mama, sendo esse ainda o caminho mais eficaz no tratamento e detecção da doença. Como forma de envolver todas as áreas da instituição, o setor de hotelaria realiza a distribuição de atividades entre os setores de Nutrição, Higienização, Recepção, Serviço Social, Psicologia Hospitalar, Acolhimento e enfermagem, responsabilizando cada área a apresentar em forma de enfeites, cartilhas, palestras, lembrancinhas e escuta individual sobre o tema, realizando assim uma mobilização tanto interna aos colaboradores, como usuários e pacientes”, explica.

Para a diretora Geral do Imigrantes/IMAS, Elisângela Scheidt Roncalio, é muito importante falar sobre o tema não só no ambiente hospitalar, mas em todos os locais de convivência. “É necessário promover conhecimento sobre essa doença, que todo ano acomete um grande número de mulheres no Brasil e no mundo. O acesso à informação é de extrema importância para que a população entenda e compreenda que o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de cura. A vocação do IMAS é cuidar e acolher, não seria diferente nesta campanha”, frisa.

Fique por dentro

O Câncer de Mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. A cada ano, mais de 17,5 mil mulheres e quase 200 homens morrem de Câncer de Mama no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de Câncer de Mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Em caso de qualquer suspeita, a orientação é buscar atendimento médico o quanto antes.

Publicidade
WhatsApp chat