Iniciativa do Sindilojas teve como parceiros o Senac, Sesc e Sebrae
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) realizou na tarde de segunda-feira, 6 de novembro, o 1º Encontro Beleza e Negócios, o qual reuniu 70 empreendedores do setor, para um momento de muita informação e network.
O evento, realizado no Restaurante Sesc, teve como parceiros instituições importantes na área de formação, empreendedorismo e também social, são eles: Senac, Sebrae e Sesc, que trouxeram aos participantes, informações sobre cursos, serviços e oportunidades para aplicarem em seus negócios.
Profissionais empreendedores das mais diversas áreas da beleza, como cabeleireiros, massoterapeutas, designers de micropigmentação, profissionais de visagismo, esteticista, profissionais da maquiagem, marcaram presença no evento, e puderam conhecer ainda sobre linhas de créditos especiais e até mesmo planos de saúde, com opções de valores mais atrativos.
De acordo com o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, o encontro foi uma oportunidade de unir os empreendedores deste setor tão significativo para Brusque e região. “O Sindilojas, enquanto representante do comércio, serviços e turismo, tem como missão trazer estratégias para desenvolver o empreendedorismo. E este 1º Encontro Beleza e Negócios nasce com este propósito, de reunir os profissionais empreendedores deste setor e apresentar oportunidades de crescimento, tanto na questão profissional, com cursos e aprimoramento, quanto na área de negócios, para que seu empreendimento cresça e se fortaleça. Ficamos felizes por contar com os parceiros neste evento e promover a união desses empreendedores”, ressaltou.
A diretora do Senac Brusque, Lucimar Vieira Nass, também enfatiza a importância de aproximar os profissionais empreendedores da beleza na região, para mostrar todos os benefícios que eles têm, estando próximos a essas entidades, como Sindilojas, Sesc, Sebrae e Senac. “Inclusive nós já aproveitamos para apresentar sobre os cursos que estão programados para 2024, nesta área. O Senac trabalha há mais de 20 anos com o setor da beleza. Iniciamos com cursos de cabeleireiro e manicure e hoje trabalhamos com bastante força também na área de estética. E para o próximo ano, teremos vários cursos gratuitos, como cabelereiro, design de sobrancelha, massagem, limpeza de pele, entre outros, com matrículas já abertas diretamente no Senac ou em nosso site”, comentou.
Anfitrião da ‘casa’, o gerente do Sesc Brusque, Gustavo Caetano, falou da alegria em sediar o evento e receber tantos empreendedores da área da beleza. “Para nós é uma satisfação receber este evento hoje, junto com nossos parceiros do Sistema S, como Senac, Sebrae e Sindilojas, trazendo os empresários do ramo da beleza, para conhecerem as atividades do Sesc tudo o que disponibilizamos, tanto para os empresários, quanto para seus colaboradores. Essa aproximação é algo que o Sindilojas busca muito e que nós, enquanto Sesc, entendemos ser muito importante, assim conseguimos mostrar todos os benefícios que temos e que nem todos conhecem”, frisou.
Parceiro do evento, o Sebrae também trouxe novidades para o setor da beleza e anunciou a elaboração de um projeto para 2024. “O Sebrae fica muito feliz em poder participar deste evento, que reúne empreendedores de um segmento muito forte, que é o da beleza. O Sebrae tem muitos projetos em nível nacional nessa área e este é o momento de reunirmos estes profissionais, juntar as necessidades e desenhar um grande projeto, em parceria com as entidades, para este setor em 2024. Já tivemos uma de nossas analistas em São Paulo recentemente, onde ela buscou tudo o que o Sebrae tem na área da beleza e o que podemos trazer para a nossa região”, adiantou a analista de negócios do Sebrae, Juliana Bernardi Dall’Antônia.
Palestra
O 1º Encontro Beleza e Negócios contou com a palestra ‘Influência e importância das cores na imagem pessoal’, ministrada pela designer de moda e professora do Senac, Cristiane Machado Hoffmeister. Na oportunidade, a palestrante contextualizou sobre a questão da imagem pessoal, sua importância e a relação da percepção do posicionamento de imagem e construção do indivíduo.
“Como designer de moda atuante há muitos anos na indústria, trago uma reflexão sobre como as pessoas acabam absorvendo as tendências e utilizando isso no seu dia a dia. Com isso, conseguimos perceber que a imagem pessoal é muito além de roupa, cabelo, etc. É uma construção do todo, de como me posiciono no meu trabalho, nas minhas relações pessoais, enfim, em todas as áreas. E quando esmiuçamos isso, pensando em negócios, percebemos que são muitas áreas envolvidas, como beleza, estética, cabelo, têxtil, e tantas outras, necessárias para construir uma imagem bacana, pessoal e profissional”, comentou.
A esteticista Vanessa Mohr foi uma das participantes do evento e saiu bastante motivada com todas as informações trazidas neste 1º Encontro Beleza e Negócios. “É muito interessante eventos como este para nos unirmos mais, termos mais espaço, mais voz. Toda a proposta do evento foi muito interessante, a realização em um dia da semana que realmente temos para pensarmos no nosso negócio e ainda com uma palestra que se conecta com a área que atuamos. Todas as entidades estão de parabéns pela realização”, avaliou.
A massoterapeuta Nany Carine, que atua há 15 anos no setor, também saiu do evento muito satisfeita. “Um encontro muito interessante, pois reuniu tudo o que a gente precisa: suporte bancário para organizar as finanças; Senac para passar informação e as novidades, pois precisamos nos atualizar constantemente; Sindilojas, Sebrae e Sesc, com representação, projetos e serviços. Ou seja, é uma junção que a gente precisa, já que em Brusque até então não temos um órgão que una cabeleireiros, manicures, massoterapeutas, toda essa área de saúde e estética. E o Sindilojas vem justamente com essa proposta de união, pois a troca de ideias é muito importante para todos nós. Não precisamos olhar o concorrente como um inimigo, ele pode ser um aliado do meu negócio, e todos podemos crescer juntos”, complementou.
Importante ressaltar que o evento contou com o apoio da Unimed Brusque, BluSol, Sicoob, DiColore, London e Bioage.