19.5 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasGeralGiornata Al Museu atrai cerca de 500 pessoas no Lageado Alto

Giornata Al Museu atrai cerca de 500 pessoas no Lageado Alto

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento natalino foi realizado no domingo, 19

Superando as projeções meteorológicas, a realização da Giornata Al Museu foi um sucesso. O evento foi o primeiro da programação do Natal Mágico de Guabiruba, tanto que atraiu mais de 500 pessoas no bairro Lageado Alto, na tarde deste domingo, 19 de novembro.

Com a abertura da visitação ao Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva, a programação da Giornata Al Museu se iniciou com um público conhecendo o grande acervo do local formado com itens da própria comunidade, reconhecendo sua história e cultura, bem como seus costumes no passado.

Pouco depois, às 15h, teve início a celebração da missa na capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O evento contou com a participação do Coro Cristo Rei, proporcionando uma encantadora  celebração, que atraiu a presença do público. Também na celebração, orações foram dedicadas ao Sr. Egon Klefenz, cidadão honorário de Guabiruba que veio a falecer neste sábado, 18.

Após a celebração da missa, o Coral Italiano Bambini d’Itália e o Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente realizaram apresentações em frente à igreja, celebrando a cultura italiana. Após as apresentações, o público teve a presença da Befana, uma personagem do folclore italiano de Natal. A Befana, uma senhora bruxa que presenteia com doces as crianças comportadas e com carvão as crianças que não obedeceram durante o ano.

Ao fim da tarde, Bia Barros e Banda iniciam sua linda apresentação, levantando o astral do público presente e levando a magia do Natal em Guabiruba. O show contou com muitos sorrisos, lágrimas de emoção e um repertório que levou o público até as lembranças mais afetivas. As crianças também tiveram seu momento ao cantarem ao lado de Bia na escadaria da Igreja e receberem o Papai Noel ao final do evento com muitas balas.

Para Amilton Stedile, um dos co-organizadores da Giornata, o evento vem para ficar no calendário natalino de Guabiruba. “A rica programação valoriza a cultura italiana, resgatada pelos descendentes de imigrantes, proporcionando uma experiência emocionante ao relembrar a infância e a vivência dos italianos. Agradeço muito aos envolvidos na organização desse belíssimo evento, o primeiro deste Natal Mágico que vamos ter em Guabiruba”

 “A Giornata Al Museu foi o primeiro evento que abre a maratona de programação natalina em Guabiruba, portanto é um momento muito especial pois nos transporta para um ambiente de felicidade, harmonia e muita celebração.” avalia a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein. “Com certeza o objetivo foi concluído com sucesso, agradecemos aos parceiros, artistas e todo o público que fez acontecer a primeira etapa do Natal Mágico Guabiruba!”,

A Giornata Al Museu é um evento marcado pela parceria entre a Associação Cultural Italiana de Guabiruba e Fundação Cultural de Guabiruba.

Publicidade
WhatsApp chat