24.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasCulturaDaHora: Escritor brusquense Elton Riffel sobre o livro" Acrópole", que narra a...

DaHora: Escritor brusquense Elton Riffel sobre o livro” Acrópole”, que narra a ficção de uma nova espécie humana

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Acrópole Uma expedição no Porvir, este é o título do livro lançado pelo escritor brusquense Elton Rodrigo Riffel, que participou do programa Da Hora nesta quinta-feira, 23.

O bate-papo foi dinâmico, e serviu para Elton aguçar aos leitores, sobre as nuances da obra de literária de ficção. O eterno embate da evolução humana, atinge seu ápice, e o homus torna-se perfectum. Claro! é uma obra futurista – somente, que projeta uma “realidade distante”, como se os efeitos dos avanços da medicina reprodutiva, inteligência artificial (I.A), sistemas tecnológicos, não estivem provocando novos elos de revolução na espécie homo sapiens, confrontada em Acrópole.

Elton, formado em Direito, com duas décadas de carreira, também docente na área, entra no mercado literário com bagagens. A sua primeira experiência de lançamento não é apenas uma criação aleatória, surgiu de observações tangentes da vida em sociedade. A obra tem ilustrações do artista-gráfico Alexandre Maleski e foi lançado pela SGuerra Desing (SGDZ), de São Paulo.

Elton Rodrigo Riffel foi o convidado do programa Da Hora desta quinta-feira (Foto: Juliane Ferreira/Diplomata)

Até mesmo nas histórias em quadrinhos, como o Capitão Tarrafa, o escritor coloca no enredo, demandas sociais de grande cunho, com texto literatura leve, realista, e sugestivo ao heroísmo de atores da vivência com pescadores, dada sua vida no litoral catarinense.

Elton com os filhos Gustavo e João Vicente gêmeos de 1 ano e 4 meses) e Theodoro (5 anos) (Foto Arquivo Pessoal)

O Elton, nascido do bairro Guarani, casado, pai de três filhos, revela-se um escritor paterno e presente. Acrópole é o primeiro filho, de uma senda fértil, que promete nos títulos no Porvir.  

Acompanhe a entrevista.

Livro lançado pelo escritor brusquense Elton Riffel (Foto: Bianca Borba/Diplomata FM)

Sinopse: No ano de 2101, o planeta é coabitado por duas castas humanas, separadas por diferenças biológicas nas habilidades intelectuais e físicas. Os seres humanos, aprimorados pela engenharia genética, não mais se identificam com os Homo sapiens.
Essa nova espécie de super-humanos preferiu se isolar em uma desenvolvida colônia, protegida por grandes muralhas, de onde passou a exercer o domínio do mundo em um reduto de paz e tranquilidade, com avançados recursos da inteligência artificial e da engenharia robótica. Porém, a coabitação planetária entre diferentes espécies humanas é marcada por tensão e conflitos éticos causados pela excessiva exploração de uma espécie sobre outra.
Sete sapiens de diferentes cantos de uma Terra arruinada foram convidados para uma expedição a esse admirável local, tendo a oportunidade de conviver por algumas semanas com seus habitantes e conhecer a sua avançada organização social. Haveria, nesse lugar habitado por seres humanos otimizados, algum ponto de vulnerabilidade que pudesse devolver o planeta ao Homo sapiens?

Encontre o livro nas plataformas online – Amazon (física e e-book), e Graf Livraria.

Matéria atualizada às 06h37min do dia 30/11/2023, para edição e correção de termos legais

Publicidade
WhatsApp chat