19.9 C
Brusque
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioNotíciasEconomiaPortaria que trata do trabalho nos feriados é assunto de entrevista com...

Portaria que trata do trabalho nos feriados é assunto de entrevista com presidente da classe laboral do comércio local

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Uma portaria publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego revogou a permissão permanente de trabalho aos domingos e feriados para 14 categorias do comércio. Conforme a portaria, para que esses trabalhadores desempenhem as atividades nesses dias, é necessária a autorização em convenção coletiva, negociada entre sindicatos e patrões. As alterações promovidas tem gerado uma certa preocupação, especialmente por parte das empresas justamente numa época em que o comercio tem a possibilidade de ampliar suas vendas com o final de ano.

Na semana que passou, o Jornal da Diplomata ouviu representantes do sindicato patronal do comercio de Brusque. Nesta terça-feira, 28, recebemos o represente da classe dos trabalhadores do setor, por meio do presidente do Sindicato dos Comerciários de Brusque, Cesar Sedrez, para abordar o tema, e saber o que pensa a classe laboral em relação a essa possibilidade de mudança e como ficaria a situação em âmbito local. Vale lembrar que em Brusque já existem clausulas na convenção coletiva que prevê essa atividade aos finais de semana e feriados.

Acompanhe a entrevista na íntegra, realizada por Sergio Ferreira.

Entrevista completa

Saiba mais

O governo recuou e adiou para março de 2024 a portaria que restringe trabalho de setores do comércio e serviços nos feriados. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que o texto vai ser refeito. Dessa forma, a legislação atual continua valendo e permite o trabalho, sem restrições, aos domingos e nos feriados.

Publicidade
WhatsApp chat