24.9 C
Brusque
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioNotíciasGeralPúblico prestigia abertura da Pelznickelplatz

Público prestigia abertura da Pelznickelplatz

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Mais de mil pessoas passaram pelo evento na primeira noite, para conhecer ou revisitar a tradição do Papai Noel do Mato

Ainda faltava quase uma hora para a abertura da décima primeira edição da Pelznickelplatz quando o pequeno Miguel (7) entrou correndo para garantir o primeiro lugar da fila. Acompanhado do pai, Rodrigo Nunes Marques, ele permaneceu na espera pela abertura da bilheteria, para matar a saudade do Papai Noel do Mato. “Eu gosto muito do Pelznickel. Eles são bem meus amigos. Dá medo, mas eu gosto deles, principalmente quando batem as correntes. O que eu não gosto é quando estou fazendo foto e eles ficam me cutucando”, diverte-se o menino, que escreveu uma carta aos amigos da tradição. “Escrevi assim: oi Pelznickel, todos os dias eu vou estar aqui para te apoiar. Gosto muito de você e sempre vou amar. Abraço, Miguel Ramos”, conta orgulhoso.

Segundo o pai, Miguel faz contagem regressiva durante todo o ano, cada vez que passa em frente a sede da Pelznickelplatz. “Nós moramos na Guabiruba há 11 anos e ele vem desde bebê. É apaixonado pelo Pelznickel. Gosta de assistir aos vídeos do Youtube e quando passamos aqui para levá-lo à escola, em Brusque, todos os dias ele pergunta quantos tempo falta. Ai vou dizendo: faltam 300 dias, faltam 200 dias. Até que hoje pela manhã chegou o dia e quando acordei ele já falou para buscá-lo mais cedo na aula”, detalha Rodrigo.

Pai e filho foram os primeiros entre as mais de mil pessoas que conferiram a noite de abertura do evento, que na avaliação do presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, superou as expectativas.

“Nesta primeira noite as nossas expectativas foram todas superadas. Foi muito trabalho e empenho esta semana que passou e abrimos a casa com tudo organizado. O que planejamos foi executado e o tempo colaborou, diferente de outros anos, que na primeira noite choveu. Esperamos que seja assim nas próximas cinco noites, pois como temos um ambiente ao ar livre dependemos disso para garantir o conforto do público e dos voluntários”, ressalta.

“Fiquei muito feliz com a abertura, que foi a minha primeira noite à frente do evento como presidente. Aproveito para agradecer a todos os voluntários da Sociedade que trabalharam para o evento acontecer, aos grupos que se apresentaram e aos moradores e turistas que prestigiaram a programação”, completa Vandrigo.

O presidente ressalta ainda a preocupação com a segurança do público durante a Pelznickelplatz, com a presença de segurança particular. “Também destacamos o apoio do Poder Público Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Transportes (GBTRAN) e da Polícia Militar, que nos auxiliam anualmente na realização do evento”, afirma. 

Nesta edição, empresas privadas contribuíram com a Pelznickelplatz, por meio da aquisição de cotas de patrocínio e parcerias. “Temos o apoio principal da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural. Mas registramos o nosso agradecimento aos patrocinadores Dokassa, Appel Home, Cresol, Kohler & Cia, Nova Etiquetas, Guabifios, Telhas Guabiruba, NCA, Cores e Tons e a BJ Net e aos parceiros Maroma, Supermercados Archer, Guabi Fogo e Rig Premoldados”, ressalta o produtor executivo do evento, Andrei Muller.

A Casa

Seguindo a tradição, o público foi recebido por São Nicolau logo na entrada do circuito. Em seguida, pode interagir com os componentes do Presépio Vivo e com a Christkindl, que este ano ganhou um espaço maior e decorado especialmente para realçar a sua roupa branca.

O Sackmann (Homem do Saco) também recepcionou os visitantes, que puderam conhecer a cozinha da Oma e o quarto do Papai Noel do Mato, antes de levar sustos na Vila, que na primeira noite contou com aproximadamente 30 Pelznickels.

Daiane Torresani Dallago e a filha Mariana (8), de Brusque, conferiram todos os detalhes e aprovaram a programação. “Todo ano a gente vem. O que eu mais gosto é a parte dos anjinhos (no presépio) e gosto de ganhar docinho da Christkindl. Quando chega na parte dos Pelznickels dá um pouco de medo, porque eles dão uma cutucadinha na cabeça da gente. Teve um ano que eu dei a mão e ele me puxou”, recorda a pequena.

A mãe comenta que a família conheceu a tradição há sete anos pela Internet. “Acho maravilhosa essa tradição do Pelznickel. A gente espera o ano todo para vir”, conta.

Neste sábado (9), a Pelznickelplatz abre suas portas para receber ao público a partir das 19h e domingo (10), a partir das 17h, na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, em Guabiruba.

O Ingresso da Tradição é R$ 10 por pessoa e crianças até 12 anos não pagam entrada.

Confira a programação

09/12 – Sábado – Das 19h às 23h

19h – Abertura

19h15 – Silvano Baron

21h30 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém

23h – Encerramento

10/12 – Domingo – Das 17h às 21h

17h – Abertura

17h15 – Coral Deutscher Sängerverein

18h15 – Fran e Davi

20h15 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém

21h – Encerramento

15/12 – Sexta-feira – Das 19h às 23h

19h – Abertura

19h15 – Silvano Baron

21h30 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém

23h – Encerramento

16/12 – Sábado – Das 19h às 23h

19h – Abertura

19h15 – Alex

21h30 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém

23h Encerramento

17/12 – Domingo – Das 17h às 21h

17h – Abertura

17h15 – Orquestra Municipal de Guabiruba

18h – Fabio Baron

20h15 – Grupo de Terno de Reis Camelos de Belém

21h – Encerramento

Publicidade
WhatsApp chat