23.8 C
Brusque
terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioNotíciasPolíticaComissão Processante toma o depoimento de Eder Leite

Comissão Processante toma o depoimento de Eder Leite

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Suplente do DC é o autor da denúncia que culminou na abertura de um processo disciplinar contra o titular do cargo, o vereador suspenso Jocimar Santos

Na tarde desta sexta-feira, 19 de janeiro, o suplente de vereador Eder Leite (DC) prestou depoimento à Comissão Processante da Câmara Municipal de Brusque que investiga a suposta prática do crime de “rachadinha” pelo vereador suspenso Jocimar Santos (DC).

Durante cerca de duas horas, Leite respondeu a perguntas dos membros da comissão – os vereadores Nik Imhof (MDB), presidente, Rogério dos Santos (Republicanos), relator, e Jean Dalmolin (Republicanos) -, e do advogado de defesa de Jocimar, Richard Olivette.

O depoente defendeu a versão de que sua posse temporária no Legislativo, no ano passado, teria sido condicionada à devolução da metade do pagamento que recebesse como pagamento para Jocimar. Segundo Leite, o titular do cargo também exigia que ele votasse a favor de projeto de lei que aumentaria os salários dos vereadores a partir de 2025.

Leite negou que tivesse conhecimento prévio da operação policial que viria a prender Jocimar em 30 de novembro ou que o vereador Rodrigo Voltolini (DC) – que substitui Jocimar em plenário – teria envolvimento ou interesse nesses fatos.

“Não planejei nada. Não tem ninguém comigo”, garantiu. “Apenas comentei com o Ministério Público [a suposta exigência de Jocimar] e não sabia o que ia acontecer. Eu não planejei armadilha nenhuma, ele fez a própria armadilha”, disse.

Olivette acusou o denunciante de estar mentindo à comissão. “O senhor conseguiu destruir a carreira política de um vereador”, sentenciou.

Cronograma de oitiva

As oitivas serão retomadas na semana que vem, no plenário da casa legislativa. Na segunda-feira, 22, serão ouvidas as testemunhas indicadas pela comissão, os agentes policiais que efetuaram a prisão de Jocimar e o delegado Alex Bonfim Reis; na terça-feira, 23, Silvana Fugazza, esposa de Leite, e o vereador Rodrigo Voltolini, citados pela defesa; no dia 24, será a vez das dez testemunhas de defesa indicadas pelo acusado; e no dia 25, do próprio Jocimar Santos.

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

Fotos: Diplomata FM

Publicidade
WhatsApp chat