22.6 C
Brusque
segunda-feira, março 4, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasAACSP lança 24ª edição do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem...

AACSP lança 24ª edição do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Neste ano, a peça traz uma reflexão sobre a importância das mulheres na história da salvação

A 24ª edição do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira, 7 de fevereiro. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Guabiruba, reuniu autoridades, membros da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), representantes do elenco e imprensa.

Com mais de 350 voluntários envolvidos, o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre é considerado o maior a céu aberto do sul do país. Neste ano, as apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de março (Quinta e Sexta-Feira Santa) e, mais uma vez, prometem encantar o público.

“Construímos uma estrutura que supera 600 metros quadrados de área plana, com cinco palcos, com mais de 70 metros de passarelas e procuramos proporcionar um show de luz, som, interpretação, muita emoção, buscando ampliar a evangelização e contar a trajetória de Cristo nos seus últimos dias e ressurreição”, destaca o presidente da Associação Artístico Cultural São Pedro, Sérgio Valle.

Nesta 24ª edição do espetáculo, que acontece a cada dois anos, a diretoria da associação optou por valorizar o elenco local, formado apenas por pessoas da comunidade, todas voluntárias. Por isso, diferente de outras edições, as apresentações não terão atores profissionais no elenco.

“Tivemos a vinda de atores profissionais convidados em edições anteriores para ampliar a divulgação desse fazer artístico e cultural de Guabiruba, mas neste ano vamos valorizar o elenco local, com o objetivo de que os atores e atrizes da comunidade possam desenvolver ainda mais suas interpretações”, pontua.

Valorização da mulher

O diretor do teatro, Marcelo Carminati, revela que nesta edição a história de Jesus será contada de uma forma diferente: sob a ótica dos irmãos Marta, Maria e Lázaro, amigos de Jesus. Eles serão os narradores da história.

Durante o evento, os atores que interpretam Lázaro, Maria de Lázaro e Marta: Fabiano Hodecker, Rosane Pinheiro Ebele e Simone Silveira fizeram a apresentação da identidade visual desta edição, que a partir de agora, será usada para divulgar o espetáculo.

De acordo com Carminati, a escolha de Marta e Maria como narradoras se dá, principalmente, com o objetivo de reconhecer o papel das mulheres na vida de Jesus. “Nesta edição, teremos a valorização da mulher dentro da história da salvação. A mulher era muito discriminada na época de Jesus, mas elas foram importantes na história, como Maria, que recebeu Jesus como filho; Isabel, Madalena e também as irmãs Marta e Maria. Muitas mulheres, junto com os homens, montaram a história da salvação, mas ficaram escondidas. Por isso, vamos trazer cenas inéditas que mostram a presença e o valor da mulher”, explica.

A história será contada tendo a amizade como pano de fundo e a partir da casa de Lázaro, amigo que Jesus ressuscitou. “As pessoas vão até a casa de Lázaro, conhecer o homem que Jesus ressuscitou e através das mulheres, Marta e Maria, conhecem a história da salvação”, completa o diretor.

Carminati destaca que é um grande desafio apresentar a história de Jesus de novas formas a cada edição. Desde 1997, um personagem é escolhido para ser o narrador da história e, assim, dar um olhar para o espetáculo. “Queremos encantar o público de uma forma nova. Para esta edição, houve mais pesquisa sobre os personagens, sobre o modo de vida, sobre as expressões da época, para os atores realmente entenderem tudo que viverão no palco”, completa.

Orgulho

Presente no evento, o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, ressaltou o orgulho de a cidade ser palco de um espetáculo deste porte. “Recebemos não só os guabirubenses, mas muitas pessoas da região que vêm prestigiar o espetáculo. Não temos algo desta dimensão nas cidades próximas, por isso, o teatro é motivo de orgulho para Guabiruba. Só tenho que parabenizar o trabalho realizado por esses voluntários. São tantas pessoas envolvidas para que as apresentações aconteçam e isso é muito especial”.

A superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein, destaca a solidez do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre. “É um projeto sólido, concreto, que tem suas camadas sociais, artísticas, e as empresas apoiam porque acreditam no potencial, porque reverberam em quem está assistindo e traz resultados muito positivos”, comentou.

A 24ª edição do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre é uma realização da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio de Havan, Stock Archer, Kohler SA, Guabifios e Hipertêxtil, e patrocínio da Prefeitura de Guabiruba por meio da Fundação Cultural.

Apresentações

No dia 28 de março, a apresentação inicia às 20h30, e no dia 29, às 19h30. Uma novidade desta edição, é a opção de compra dos ingressos de forma on-line, ampliando ainda mais a oportunidade para que pessoas de outras cidades possam prestigiar o evento. Mais informações a respeito da programação da 24ª Paixão e Morte de um Homem Livre, acesse: www.aacsp.com.br  ou @aacspguabiruba (Instagram).

Publicidade
WhatsApp chat