21.5 C
Brusque
domingo, abril 21, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE realizou mais de 1,8 mil atendimentos...

Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE realizou mais de 1,8 mil atendimentos em 2023

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Laboratório projeta cerca de mil atendimentos somente no primeiro semestre de 2024

Mais de 1,8 mil atendimentos gratuitos foram realizados em 2023 pelo Núcleo de Prática Jurídica – NPJ da UNIFEBE. O laboratório, que possibilita a prática acadêmica dos estudantes de Direito e prestação de serviços à comunidade na Assistência Judiciária, Juizado Especial Cível e Mediação Familiar – CEJUSC, projeta cerca de mil atendimentos somente no primeiro semestre de 2024.

Segundo a coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira, esse suporte à população de baixa renda e às demandas do Juizado Especial Cível de até 20 salários mínimos é viabilizado por meio dos estágios obrigatórios e graças à parceria da UNIFEBE com órgãos públicos. “No NPJ, os alunos de Direito vivenciam a futura profissão, solucionando casos reais, supervisionados pelos professores. Além do desenvolvimento pessoal e profissional, o laboratório é uma oportunidade de networking e de aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos”, esclarece a professora.

Em 2023, mais de 240 estudantes de Direito da UNIFEBE aturam no Núcleo de Prática Jurídica nos níveis I a V. Ao longo da prática jurídica realizada no NPJ, os acadêmicos também participam do “Projeto Integrador dirigido à criação de oportunidades e práticas de estudos voltados à advocacia”, que visa possibilitar ao acadêmico o contato com áreas de atuação profissional geralmente não abrangidas pela competência da Assistência Judiciária Gratuita no NPJ ou aprimorar outras áreas, como casos no âmbito administrativo, ambiental, civil, constitucional, consumerista, empresarial imobiliário, penal, previdenciário, tributário e trabalhista.

“O NPJ é um laboratório, mas principalmente, uma extensão da universidade na comunidade. É por meio dele que incutimos nos futuros profissionais a importância desse olhar humanizado e ético para a profissão, ampliando o acesso à justiça e apresentando todas as possibilidades que o profissional formado em Direito tem no mercado de trabalho”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Anna Lúcia Martins Mattoso.

Atendimentos

Para solicitar assistência judiciária gratuita e saber os trâmites e documentos necessários para atendimento, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Prática Jurídica por meio do telefone fixo (47) 3211-7255 ou pelo WhatsApp (47)99241-5604. Os atendimentos na assistência judiciária são realizados presencialmente, no Bloco E, do campus Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h.

Já para requisitar o agendamento no Juizado Especial Cível, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Prática Jurídica por meio do telefone fixo (47) 3211- 7253. Os atendimentos são realizados presencialmente, no Bloco E, do campus Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Publicidade
WhatsApp chat