20.1 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasReligiãoMissa de Quarta-feira de Cinzas da Paróquia São Luís Gonzaga marca o...

Missa de Quarta-feira de Cinzas da Paróquia São Luís Gonzaga marca o início a Quaresma

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Celebrações ocorreram às 6h, 16h e 19h30

A Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, levou milhares de pessoas a acompanhar as celebrações alusivas à data, nas comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga. Na Matriz, as missas ocorreram às 6h, 16h e 19h30, reunindo um grande número de fiéis na data que marca o início do Tempo da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2024. “A Quaresma é um tempo mais intenso de conversão, com a proposta de oração, jejum e caridade. Período em que as pessoas escolhem penitências para viver e assim aprofundar no caminho que leva até Jesus. E o sinal externo disso são exatamente as cinzas: que nos lembram da nossa pequenez e fragilidade, que nós somos pó, limitados, pecadores, mas queremos abraçar esse caminho de conversão”, explica o pároco, padre Diomar Romaniv.

Ele reforça que as cinzas não são para perdoar os pecados e sim um sinal para que todos possam ver que os fiéis querem viver a conversão. Durante a homilia, padre Diomar ressaltou que nos 40 dias da Quaresma, em especial nos domingos, os fiéis encontrarão com Jesus e viverão uma forte experiência de fé. E convidou as pessoas presentes a refletir sobre como irão viver esse período.
“Inspirado pela mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, quero que cada um se pergunte: vou seguir o mesmo caminho que estou vivendo apegado ao dinheiro, a certos projetos, ideias e objetivos? Ou estou de fato disposto a me encontrar com Cristo?”, refletiu.

Campanha da Fraternidade 2024

Além do início da Quaresma, a data marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema Amizade Social, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

“Todos os anos, além de uma proposta de conversão pessoal, onde cada um é convidado a fazer a partir de sua realidade, a Campanha da Fraternidade propõe uma reflexão que se estende para além da Quaresma. O tema deve ser trabalhado durante todo o ano para ajudar na conversão da sociedade, uma mudança de hábitos de tudo aquilo que não condiz com o Evangelho”, ressaltou o pároco.
Ele explicou que o tema vem para recordar os valores que sustentam a sociedade, mas que muitas vezes são ameaçados pela violência, indiferença e cultura do descarte. “Com isso, as pessoas vão se afastando e a proposta da igreja é justamente lembrar que todos são irmãos”, completa.

Programação durante a Quaresma

Durante todo o período quaresmal, na igreja Matriz, as celebrações diárias da missa ocorrem às 6h e 19h. Além disso, será feita a oração da Via-Sacra, todas as sextas-feiras, após a missa das 19h. “Como de costume, nesse tempo muitas pessoas fazem o propósito de rezar e participar da missa diária, que é um bonito caminho de encontro com a Palavra e a Eucaristia, além de priorizar a oração e a vida comunitária. Também realizaremos a Via-Sacra, que é uma oração muito própria deste período, onde relembramos todo o caminho de Jesus até o Calvário”, afirma padre Diomar.

Texto e fotos: Ideia Comunicação/Assessoria de Imprensa

Publicidade
WhatsApp chat