17.6 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralVereador Deivis da Silva, MDB, fala sobre demandas para transformar Companhia...

Vereador Deivis da Silva, MDB, fala sobre demandas para transformar Companhia dos Bombeiros em Batalhão e construção de rampas para salvamento aquático

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Câmara Municipal de Brusque aprovou durante a sessão ordinária do último dia  14 de fevereiro, três requerimentos voltados a atender demandas da Companhia de Bombeiros Militar de Brusque. Todas as proposições foram apresentadas pelo vereador Deivis da Silva (MDB) e referendadas pelo plenário.
 
Novo quartel
           
Mais agilidade na elaboração do edital e no lançamento do processo licitatório para a construção do novo quartel da corporação é o pleito do Requerimento nº 6/2024, que tem como destinatário o prefeito André Vechi (PL). A estrutura terá quase dois mil m2 e será edificada no mesmo terreno onde funcionou a antiga sede da companhia, perto da “Ponte dos Bombeiros”, no Centro. Os recursos para a obra advirão de convênio firmado entre Estado e Município.
           
“Atualmente, funciona no Águas Claras, mas lá é uma sede menor, além da questão logística, que fica num bairro e às vezes a ocorrência acontece numa situação bem oposta”, observou o edil. “Na antiga sede, onde hoje fica o IGP [Instituto Geral de Perícias], ainda ficam à disposição um caminhão-tanque e alguns equipamentos para situações de deslocamento num tempo-resposta o mais rápido possível, mas o ideal é que os bombeiros passem a atuar mais na região central”.
             
Rampa de acesso ao rio
           
A construção de uma rampa de acesso ao Itajaí-Mirim para o deslocamento de viaturas, embarcações e mergulhadores é o foco do Requerimento nº 7/2024, também dirigido ao chefe do Executivo. Deivis enfatizou que a ideia é melhorar o tempo-resposta dos atendimentos a quedas de veículos no rio, resgate de pessoas ilhadas ou em situação de afogamento, por exemplo.
           
“Na opinião do Corpo de Bombeiros, o melhor local seria bem naquela curva em frente ao IGP, onde vai ser construído o novo prédio”, disse. “Como diversos trechos da avenida Beira Rio vão precisar ser retificados, que já se faça nessa reconstrução o investimento em uma rampa”, defendeu.
 
Um batalhão para Brusque

           
O vereador apresentou, ainda, o Requerimento nº 8/2024, a ser encaminhado à bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), solicitando aos deputados estaduais da sigla apoio para a elevação, de companhia para batalhão, do Corpo de Bombeiros de Brusque. “Batalhão tem mais autonomia, mais servidores, consegue mais recursos, tudo numa proporção maior”, explicou os requerimentos em entrevista ao Jornal da Diplomata.

Texto: Assessoria de Imprensa/Câmara Brusque

Publicidade
WhatsApp chat