21.5 C
Brusque
domingo, abril 21, 2024
InícioNotíciasGeralJustiça Eleitoral em movimento chega a Guabiruba

Justiça Eleitoral em movimento chega a Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Ação leva o atendimento do cartório eleitoral para mais perto do cidadão; No local, o eleitor poderá fazer o primeiro título, coletar a biometria, mudar o local de votação e regularizar a situação eleitoral

Na próxima semana, o município de Guabiruba receberá o ‘Justiça Eleitoral em movimento’, projeto desenvolvido pela Justiça Eleitoral catarinense com o intuito de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial. Em Brusque, a central de atendimento atende os eleitores da cidade das 12h às 18h, devendo comparecer para regularizar sua situação com antecedência e não deixar para última hora.

A proposta também visa antecipar atividades do calendário das Eleições 2024, promovendo atendimentos volantes e ações de divulgação. 

O objetivo é estimular desde já a procura pelos serviços eleitorais, antes de 8 de maio de 2024, quando se encerra o prazo para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação junto à Justiça Eleitoral (conheça os dados do eleitorado de Santa Catarina e de seus municípios).

Em Guabiruba, a ação acontece nos dias 5 a 8 de março, no período das 13h às 17h. Para participar, basta procurar a Casa da Cidadania de Guabiruba, na rua José Fischer, 76 – Centro 1, e agendar seu horário de atendimento ou ligar para (47) 3308-3110.

A Justiça Eleitoral lembra que é importante levar Carteira de Identidade, comprovante de residência e, para homens que completam 19 anos em 2024, apresentar documento de quitação militar, para que possa ser atendido.

No local, o eleitor poderá fazer o primeiro título, coletar a biometria, mudar o local de votação e regularizar a situação eleitoral.

Saiba mais

Para o ciclo 2023-2024, o projeto prevê 5 eixos de atuação: 

Eixo 1: 219 municípios

Nesta atividade, a meta é realizar, até 5 de abril de 2024, atendimento presencial nos 219 municípios catarinenses não abrangidos por sede de zona eleitoral, de modo que a Justiça Eleitoral alcance 100% de presença nos 295 municípios de Santa Catarina.  

Consulte as datas dos próximos atendimentos volantes 

Eixo 2: Instituições de ensino

O foco neste atendimento é a emissão do primeiro título para pessoas com 15 anos completos (ou mais), ou que, já eleitores(as), necessitam coletar dados biométricos em sua inscrição.

Voltado às escolas, faculdades e/ou universidades, públicas ou privadas, as instituições de ensino interessadas poderão solicitar, ao juízo da sua zona eleitoral, atendimento a ser realizado em suas dependências, destinado aos(às) seus(suas) alunos(as), professores(as) e funcionários(as).  

Eixo 3: Locais distantes

Neste eixo, a zona eleitoral poderá promover atendimento volante em bairros (área urbana) ou em localidades (área rural) de qualquer um dos municípios de sua circunscrição, alcançando pessoas que se encontrem distantes da sua sede.

As solicitações deverão ser encaminhadas ao juízo da zona eleitoral do município interessado. 

Eixo 4: Retomada da biometria

Suspensa durante a pandemia, a coleta de dados biométricos foi retomada pela Justiça Eleitoral, e a sua divulgação pretende estimular o agendamento e comparecimento da população aos cartórios eleitorais.   

Eixo 5: E-mail automatizado

Em complemento ao Eixo 4, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina expedirá e-mail às pessoas que solicitaram atendimento virtual durante a pandemia, para agendar atendimento presencial nos cartórios eleitorais e promover a coleta de seus dados biométricos, caso não a tenham realizado.

Publicidade
WhatsApp chat