15.3 C
Brusque
sábado, julho 13, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr realiza evento em comemoração ao Dia...

Núcleo das Mulheres Empresárias da ACIBr realiza evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Durante o evento, a cabeleireira Nair Pereira Zanon foi homenageada e compartilhou um pouco sobre sua trajetória de 64 anos na profissão

O Núcleo das Mulheres Empresárias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou na manhã de sexta-feira, 8 de março, um café especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença da cabeleireira Nair Pereira Zanon, 78 anos, que foi homenageada pelo grupo teve a oportunidade de falar um pouco sobre sua trajetória de mais de seis décadas de trabalho na área da beleza para as integrantes do Núcleo.

“A história da dona Nair é inspiradora. Todas conhecem ela pela trajetória, por ser uma excelente cabeleireira e por isso a escolhemos para estar conosco neste dia especial. Ela é um exemplo de empreendedorismo, tem uma história onde vemos a força que tem a mulher”, destaca a coordenadora do Núcleo, Cristiane Bonacina.

A homenagem fez parte da programação do Núcleo, que todos os anos no mês de março promove um evento nesta data.

Trajetória

No bate-papo bem humorado e cheio de inspiração, dona Nair falou sobre o início na profissão pela qual ficou conhecida em Brusque e região e que deu a ela a oportunidade de empreender, em uma época em que não era algo comum para as mulheres. “Comecei a trabalhar com 13 para 14 anos ajudando a cabeleireira Valéria Werner, que era famosa na época em Brusque. Ela me contratou porque queria ajuda para pentear as mulheres para as celebrações do centenário de Brusque, em 1960”.

Dona Nair conta que trabalhou durante cinco anos até conseguir comprar seu próprio salão de beleza, na avenida Dom Joaquim, anexo ao Hotel São João, onde ficou durante 20 anos. Depois teve salão na rua Pedro Werner, na avenida Getúlio Vargas e no Centro. No total, foram 50 anos de trabalho em Brusque. “Casei, tive três filhos e continuei trabalhando. Não era fácil trabalhar o dia todo, sem horário, era uma rotina puxada, mas tudo se consegue quando você quer e se dedica para isso”.

Junto com o trabalho no salão, dona Nair se dedicou por anos em trabalhos voluntários, maquiando e penteando noivas de casamentos coletivos, e também prestando serviços em creches e lares de idosos.

Em 2010, dona Nair decidiu que estava na hora de se aposentar e foi morar em Balneário Camboriú, mas a aposentadoria não durou muito tempo. Após pedido de muitas clientes fiéis, ela decidiu abrir um salão na nova cidade e continua na ativa, contabilizando 64 anos de carreira. “Quando fui convidada para participar desse evento do Núcleo das Mulheres, fiquei muito surpresa e feliz pela oportunidade de falar um pouco sobre minha experiência. Meu recado para as mulheres é: não desista, é uma corrida dura, de muito trabalho, mas não podemos desistir, porque querer é poder”, frisou.

Ao longo do encontro, muitas nucleadas se emocionaram em reencontrar dona Nair, e lembraram histórias de atendimentos feitos por ela e da importância da autoestima da mulher.

A coordenadora do Núcleo das Mulheres destaca a importância de trazer histórias de sucesso como de dona Nair para o grupo. “Hoje no nosso Núcleo falamos sobre empreendedorismo, mas também compartilhamos as dores, as conquistas, aprendemos uma com as outras e nos fortalecemos. Atrás dessas empresárias, temos CPFs que são mães, filhas, esposas, amigas. Hoje nos reunimos para parabenizar e demonstrar o valor que cada uma tem para o nosso lar e o nosso negócio”, comentou.

Publicidade
WhatsApp chat