21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralConfira os destaques da sessão da Câmara de Brusque nesta terça-feira, 12

Confira os destaques da sessão da Câmara de Brusque nesta terça-feira, 12

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Câmara de Vereadores de Brusque realizou sessão ordinária nesta terça-feira, 12. O tema sobre o trabalho do SAMAE foi novamente destaque, desta vez, em forma de requerimento apresentado pela vereadora Marlina de Oliveira, PT, que protocolou na Ordem do Dia, o pedido pela presença do diretor-presidente da referida autarquia em uma sessão da Câmara, para que possa discorrer sobre os problemas que giram em torno de situações que envolvem falta de água em algumas localidades, bem como explanar a respeito dos planos de expansão de rede e o serviço de reparo de tubulações.

A vereadora comentou sobre o assunto em entrevista ao Jornal da Diplomata.

Marlina de Oliveira, PT, na tribuna da Câmara (Foto: Câmara Brusque/Arquivo)

Ainda como temas abordados na sessão, o vereador Jean Pirola, PP, usou a tribuna para elogiar o governo municipal diante do decreto municipal que visa procedimentos de internação involuntária de Moradores em Situação de Rua, cobrado constantemente na câmara por diversos vereadores.

Conforme Pirola, a medida do governo foi positivo e atende a grande demanda das lideranças e o anseio de moradores das regiões e também de locais públicos marcados por ocorrências de perturbação. Vamos ouvir o disse o vereador ao Jornal da Diplomata.

Vereador Jan Pirola, PP, na tribuna (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

O líder do governo na Câmara, vereador Valdir Hinselmann, PL, falou sobre os temas abordados, respondendo sobre as demandas mencionadas pela vereadora Marlina de Oliveira sobre as reclamações do SAMAE e o pronunciamento feito pelo vereador Jean Pirola no final da sessão.

Vereador Valdir Hinselmann, PL, na tribuna (Fotos: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

HOMENAGENS

A sessão desta terça-feira, 12, foi marcada pela homenagens concedida a seis mulheres, com moções em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. As homenageadas foram: Vânia Helena Gevaerd e Cláudia Rieg Baron, com honrarias pelo mérito artístico.

Sessão da Câmara de Brusque nesta terça-feira, 12, marcada por homenagens às mulheres (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

Vânia Helena Gevaerd

Ela é formada em Educação Artística e Artes Visuais e pós-graduada em Fundamentos Estéticos e Metodológicos – Cerâmica e suas Origens. Vânia atuou como professora de Educação Artística na rede pública e particular, e atualmente é professora de História da Arte no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Além de sua vocação educacional, Vânia é artista visual e ceramista de renome, dedicando-se à cerâmica de baixa temperatura para criar esculturas e objetos que encantam e inspiram. Ela é também fundadora de grupo de arte contemporânea e organizadora de eventos culturais.

Vânia Helena Gevaerd na tribuna da Câmara (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

Leila Ludin Zaniboni recebeu comenda de mérito profissional pelas atividade profissional de 50 em serviços cartorários em Brusque.

Leila tem uma trajetória de 50 anos de serviço em cartórios em Brusque e iniciou sua carreira aos 14 anos. Trabalhou em todos os setores e, com o passar do tempo, ascendeu na carreira, tornando-se tabeliã substituta e, posteriormente, tabeliã interina em diferentes cartórios, função que exerce até hoje.

Leila Ludin Zaniboni recebeu comenda de mérito profissional na Câmara de Vereadores de Brusque (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

Marlene Schaefer Petruschky recebeu comenda de mérito social.

Marlene exerceu profissões relacionadas à arte e ao saber, buscando sempre inspirar e ensinar o próximo a enxergar o mundo de forma diferente. Além de sua dedicação ao magistério, também exerceu o cargo de Secretária de Educação no governo do prefeito Alexandre Merico, e, nas belas artes, atuou como artista plástica.

Marlene Schaefer Petruschky recebeu comenda de mérito social na Câmara de Vereadores (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

As outras homenageadas foram as irmãs Rita Conti e Patrícia Conti, proprietárias da Mensageiro dos Sonhos.

Rita Conti na tribuna durante recebimento de comenda legislativa (Foto:Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 13/2024 Altera e acrescenta dispositivos na Lei Ordinária nº. 2.485, 12 de fevereiro de 2001, que trata do Plano Municipal de Incentivos às empresas, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo

Projeto de Lei Ordinária Nº 7/2023 Garante aos estudantes do município de Brusque o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona. Autoria: Ricardo Gianesini

Projeto de Lei Ordinária nº 14/2024 Denomina via pública: rua Agenor Giacomossi. Autoria: Rogério dos Santos

Requerimento nº 33/2024 Ao Prefeito, encaminhando Anteprojeto de Lei que trata sobre a instituição do Programa Municipal Jovem Capitalista. Autoria: Ricardo Gianesini

Requerimento nº 32/2024 Ao Diretor-Presidente do SAMAE, convidando-o para falar sobre o desabastecimento de água, especialmente nos bairros Águas Claras e Volta Grande. Autoria: Marlina Oliveira Schiessl

Comunicados partidários

Vereador Rodrigo Voltolini anunciou durante a sessão sua desfiliação do DC – Democracia Cristã. Nos bastidores, as cogitações apontam que Voltolini pode se filiar no União Brasil.

Vereador Rodrigo Voltolini na tribuna da Câmara (Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque)

Ex-vereador Léo Schmitz anuncia filiação ao PL

O ex-vereador Leonardo Schmitz oficializou na tarde desta segunda-feira (11) sua filiação ao Partido Liberal. O acordo com a sigla já vinha sendo costurado há um bom tempo e agora foi abonado pelo presidente do PL, Nei Souza, acompanhado do prefeito de Brusque, André Vechi.

Uma das jovens lideranças de Brusque, Léo, como é conhecido, já exerceu a função de vereador entre 2017 e 2020. Já desempenhou também diversos cargos dentro da administração municipal, com destaque para a presidência do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan).

Ex-vereador Leonardo Schmitz oficializou na tarde desta segunda-feira (11) sua filiação ao Partido Liberal (Foto: Divulgação/PL)

André Rezini aporta no no PP

O vereador André Rezini confirmou na segunda-feira, 11, sua saída do Republicanos e filiação ao PP. A assinatura aconteceu em reunião na capital catarinense, com a presença do senador Espiridião Amin, e lideranças locais.

Vereador André Rezini se filia ao PP (Foto: divulgação)
Publicidade
WhatsApp chat