23.1 C
Brusque
domingo, abril 14, 2024
InícioNotíciasSaúdePrefeitura de Brusque anuncia medidas mais enérgicas no combate ao mosquito transmissor...

Prefeitura de Brusque anuncia medidas mais enérgicas no combate ao mosquito transmissor da dengue

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa no inicio da tarde desta segunda feira 18 de março

Nesta segunda-feira 18, de março, a Prefeitura de Brusque, por meio das Secretarias de Comunicação Social e da Saúde, convocou uma coletiva de imprensa para abordar a situação preocupante da dengue na cidade. Durante o foi anunciado a instalação de quatro polos de hidratação em Unidades Básicas de Saúde, espalhadas estrategicamente pela cidade, como parte das novas medidas para combater a proliferação do mosquito transmissor.

Na ocasião, foi feito um panorama geral da doença, que já soma 350 casos na cidade e 264 focos, além das mobilizações de combate que já estão sendo realizadas.

Na coletiva, foi divulgado que os profissionais, que já atuam com agentes comunitários de saúde em suas respectivas unidades básicas de saúde (UBSs), se juntarão com os agentes de endemias para trabalharem em conjunto no combate à dengue.

Ao todo, serão 117 servidores que estarão fazendo parte da equipe. Aproveitando a oportunidade, à tarde, foi entregue os kits aos agentes que farão este serviço, contendo colete, chapéu, mochila, repelente e protetor solar.

O prefeito André Vechi destacou a assinatura do decreto de emergência em saúde, permitindo à prefeitura agilizar contratações e compras de materiais necessários para combater a epidemia. O Prefeito resalta: “Diante do recente aumento nos casos de dengue, tomamos medidas urgentes, incluindo o Decreto de Emergência em Saúde, que agiliza processos de contratação e aquisição. Estamos ampliando o contingente de agentes de endemias e intensificando as ações em diversos bairros.”

A Secretária de Saúde Thayse Rosa explicou o funcionamento dos polos de hidratação, destinados a prevenir complicações decorrentes da doença. Ela informou que os polos estarão operando em quatro Unidades Básicas de Saúde e na policlínica, as unidades básicas que passam a ser polo de hidratação a partir de quinta-feira 21, serão, Santa Luzia Esteffe, Maluche e Limeira baixa oferecendo atendimento à população que apresente sintomas suspeitos.

Além disso, a prefeitura está conduzindo mutirões de limpeza pela cidade, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro, enfatizou: “Estamos intensificando os mutirões aos sábados e as visitas durante a semana. Com o reforço dos agentes de saúde, acreditamos que teremos um alcance mais eficaz e rápido. Precisamos eliminar manualmente todos os depósitos com água e possíveis criadouros.”

Publicidade
WhatsApp chat